Caiado participa da missa de encerramento dos festejos em comemoração à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da capital

Durante a celebração, governador dá boas-vindas ao novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho. Ele vem de Minas Gerais para atuar ao lado do arcebispo, Dom João Justino

A data que celebra a padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, também marcará a história da Arquidiocese da capital por simbolizar o início do ministério de seu novo bispo auxiliar, Dom Danival Milagres Coelho. Nomeado pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano para o posto, o religioso foi apresentado à comunidade durante a missa de encerramento dos festejos da Igreja católica, nesta sexta-feira (24/05), na Catedral Metropolitana. O governador Ronaldo Caiado participou da missa e colocou o Palácio das Esmeraldas à disposição das autoridades eclesiásticas para diálogo e parcerias.

“Dom Danival vai se sentir em casa. O povo goiano é acolhedor e tem sentimento de solidariedade e amor ao próximo”, afirmou o chefe do Executivo estadual ao recém-chegado líder. “A Arquidiocese de Goiânia estimula pela palavra a crença na fé que renova e sensibiliza. Nos sentimos presenteados pelo Papa Francisco em ter mais um braço na extensão de serviços dentro da nossa capital”, completou. O vice-governador Daniel Vilela também acompanhou a celebração.

A missa na Catedral contou com a presença do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, que completa 78 anos neste sábado (25/05), e teve o comando do atual arcebispo, Dom João Justino. Em sua homilia, Justino deu boas-vindas a Dom Danival e explicou a representação de Nossa Senhora Auxiliadora para a comunidade católica, bem como para a cidade. “Seu sim à Igreja e sua disponibilidade enriquecerá nossa resposta à missão de evangelizar. Sua chegada se dá em um dia bonito”, ressaltou. “Nossa Catedral, nossa Arquidiocese e nossa cidade estão sob o patrocínio daquela que tem poder. Estamos certos de que seremos sempre atendidos por ela”, concluiu o arcebispo.

Nascido em Nossa Senhora dos Remédios, no estado de Minas Gerais, em 4 de setembro de 1976, Dom Danival Milagres Coelho é graduado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Teologia Bíblica. Em 2002, entrou para o sacerdócio. Foi vigário paroquial no interior mineiro entre 2009 e 2017. Atuou como coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária de 2016 a 2019. Desde 2017, era padre da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na cidade mineira Barbacena.

Padroeira
Em 5 de julho de 1942, uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora veio de São Paulo, por empréstimo, para a missa campal do batismo inaugural da cidade. A primeira-dama do Estado à época, Gercina Borges, era sua devota.
A imagem cedida acabou ficando na capital goiana. No local onde a missa foi celebrada, a Catedral Metropolitana foi construída. A imagem permanece no interior da igreja até os dias atuais. Anos mais tarde, a Câmara Municipal aprovou legislação que concedia o título de padroeira de Goiânia à Nossa Senhora Auxiliadora.

Fotos: Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15591