Pecuária atrai visitantes com realização de cursos de capacitação e culinária

Estande do Governo de Goiás na 77ª Exposição Agropecuária de Goiás também faz encaminhamentos a vagas de emprego

Lúcia Jordana é estudante do 9º ano, não gosta muito de ciências, mas ficou encantada com a exposição de insetos e plantas montada pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), no estande do Governo de Goiás, na pecuária de Goiânia. A turma dela visitou o espaço, onde também assistiu ao minicurso para preparar frango caipira e conferiu os cursos profissionalizantes do Cotec que estão com inscrições abertas. “Achei tudo aqui muito interessante. O estande tá bem bonito e tem coisas legais como essa exposição. Tem inseto que eu nem sabia que existia”, comentou Lúcia Jordana.

As secretarias de Estado da Retomada e da Cultura promovem ações do programa Goiás Social, no espaço que funciona das 8h às 18h. Além disso, faz encaminhamentos a vagas de emprego, brincadeiras com brindes e atendimentos de parceiros do Impulso GO Pequenas Empresas. A Secult faz exposição das Cavalhadas no espaço do Governo de Goiás no parque de exposições.

Recepcionista no museu rural, Emília Fontoura aproveitou o intervalo para participar do minicurso de preparo do prato chica doida. “O chef ensina uma forma diferente de fazer as coisas e com um tempero maravilhoso”, elogiou a jovem, que está de olho em outro serviço. “Fiquei com muita vontade de fazer um curso do Cotec, assim que acabar a pecuária vou me inscrever”, afirmou.

Prato típico
Na cozinha do estande, o chef Jarriê Menezes ensina um prato típico goiano de hora em hora, em minicursos gratuitos. Ele afirmou que o horário mais concorrido é para o preparo da pamonha de panela. “É muito bacana ver as pessoas resgatando memórias da infância, da comida de vó, nos pratos que aprendem comigo”, disse o chef. “Ele não usa tempero industrial, é tudo muito prático e com muito sabor”, observou o empresário Ricardo Madureira, que experimentou o frango caipira feito no curso.

O Programa Mais Empregos também está presente no estande encaminhando trabalhadores para mais de 4 mil vagas abertas em todo o estado. O estudante Maurício de Oliveira, de 20 anos, foi até o estande à procura de uma oportunidade na área da Educação, não achou o que queria de início mas acabou conhecendo o aplicativo Minha Vaga, do Governo de Goiás, onde pode conferir novas vagas até conseguir o emprego que deseja.

O Sebrae e a GoiásFomento também estão presentes com consultoria e oferta de crédito a micro e pequenos empreendedores. Entre os atendimentos realizados na pecuária, uma empresa de serviços gerais iniciou processo para financiar R$ 50 mil, com o objetivo de comprar novos equipamentos e ampliar os negócios.

Fotos: Divulgação Retomada

Chef Jarriê Menezes com a recepcionista, Emília Fontoura, durante curso
Empresário Ricardo Madureira degustando frango caipira
Empresário Ricardo Madureira degustando frango caipira


Secretaria da Retomada – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15228