Com apoio do Governo de Goiás, Ceia-UFG já atraiu R$ 500 milhões em investimentos e gerou mais de 5 mil empregos

Além do Estado, gigantes como Google, TV Globo, iFood, Itaú, Vivo e Natura utilizam aplicações desenvolvidas em Goiás e que são utilizadas por cerca de 150 milhões de pessoas somente no Brasil

O governador Daniel Vilela anunciou, na última quinta-feira (25/6), um novo ciclo de investimentos de R$ 78 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG), reforçando a estratégia de consolidar Goiás como referência nacional em inovação. Maior centro de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, o Ceia-UFG já atraiu cerca de R$ 500 milhões em investimentos privados para o estado.

Com mais de 100 empresas clientes, entre elas Google, Vivo, WEG, Cemig, Positivo Tecnologia, Natura, iFood, Volkswagen Caminhões e Ônibus, TV Globo, Itaú, Bancorbrás, Recovery e Falconi, o centro desenvolve soluções para os setores de energia, infraestrutura, tecnologia, saúde, comunicação, logística e mercado financeiro. As tecnologias criadas pelo Ceia-UFG já são utilizadas por cerca de 150 milhões de pessoas no Brasil e também estão presentes em países como Canadá, Irlanda e Malásia.

“Goiás está bem na frente de todos os Estados porque temos buscado trazer para cá parceiros estratégicos”, afirmou o governador Daniel Vilela. Segundo ele, a nova etapa de investimentos fortalecerá o desenvolvimento de soluções inovadoras para o governo, ampliará a capacidade de pesquisa do centro e projetará ainda mais a instituição no cenário internacional.

O novo aporte do Governo de Goiás permitirá ampliar pesquisas, implantar projetos estratégicos e acelerar o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial para o setor público e a iniciativa privada. Ao longo de sua trajetória, o Ceia-UFG também contribuiu para a geração ou indução de mais de 5 mil empregos em toda a cadeia de inovação.

Maior empresa de comunicação do país, a TV Globo trabalha com o Ceia-UFG em dois projetos. Um deles contribui na produção de conteúdos com acessibilidade ao fornecer uma ferramenta de geração de audiodescrição de cena com a utilização de IA. A outra ação envolve a detecção de vazamento nas filmagens, por exemplo, quando um microfone ou fio aparecem nas imagens. A IA detecta e corrige isso automaticamente.

“Estamos muito otimistas de continuar fazendo de Goiás o Estado vanguardista na IA. Em breve, lançaremos o Distrito de Inovação de Inteligência Artificial. O Ceia-UFG colabora muito com o nosso Estado e com o governo porque todas as empresas que têm buscado construir as suas soluções aqui, também são convidadas a se instalar em Goiás”, explica o governador Daniel Vilela.

Outra aplicação desenvolvida pelo centro é da Cilia Tecnologia, empresa goiana que se tornou referência nacional na criação de soluções digitais para o setor automotivo. Ela conecta e otimiza os processos entre oficinas mecânicas, seguradoras, frotistas e reguladoras. O Ceia atuou como o braço de pesquisa científica e aceleração tecnológica da startup. Juntos, criaram o projeto “Aprendizado de Máquina com Imagens Sintéticas de Veículos”.

Essa tecnologia inovadora aprendeu a reconhecer padrões de amassados e quebras de forma tão precisa que permite a seguradoras e oficinas gerarem um orçamento completo e avaliar indenizações apenas analisando uma foto de celular enviada pelo motorista. Essa solução foi eleita o projeto mais inovador da indústria brasileira pelo Prêmio EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), por transformar o mercado de seguros e facilitar a vistoria de carros em quase todas as seguradoras do país.

Recentemente, um dos maiores influenciadores de finanças e investimento do Brasil, o goiano Raul Sena, que conta com mais de 700 mil seguidores em uma de suas redes sociais, afirmou que o Ceia-UFG é referência para o mundo todo. “Esses caras produzem um trabalho incrível”, garantiu. “Estão conseguindo expandir a passos largos, mesmo com limitações. Empresas estão pagando para eles desenvolverem soluções em parcerias-público privada”, acrescentou ao reconhecer o Centro.

Investimento
A parceria do Governo de Goiás e o Ceia-UFG para o período de 2026 a 2031 marca uma nova etapa de expansão das atividades do centro e reforça a estratégia da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em contribuir para que o estado seja o principal polo de inteligência artificial do país.

Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando significativamente a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.

Foto: Secom Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 23205