Feira representa oportunidade única para empresas locais se conectarem com novos mercados e estabelecerem parcerias estratégicas
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) de Goiás terá destaque na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que ocorre de hoje até quinta-feira, no Centro de Convenções de Goiânia, das 9h às 20h. O evento se consolida como o maior do setor de comércio exterior no Brasil, reunindo dezenas de embaixadas, Câmaras de Comércio Exterior, empresas brasileiras e estrangeiras, instituições de ensino superior e governos estaduais, proporcionando uma plataforma de networking e negócios de grande impacto para o empreendedorismo no estado.
“A participação da SIC na Ficomex reafirma o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da economia estadual, por meio da promoção de iniciativas que estimulam a inovação, a competitividade e a inserção das empresas goianas no mercado global”, salienta o titular da pasta, o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho, que palestrará na conferência durante o painel “Mineração em Goiás: Perspectivas e Investimentos”, no dia 29 de agosto, às 11h35.
A secretaria ainda vai atuar na organização de três workshops, que vão ser realizados também no dia 29 de agosto, voltados para os temas têxtil e moda, das 9 às 12h; mineração; e serviços, ambos das 14 às 17h.
Fomento
Empenhada em promover o desenvolvimento econômico e a internacionalização das empresas goianas, a SIC estará presente em três estandes ao longo da feira. No do Governo de Goiás, duas marcas do ramo alimentício, que pretendem expandir suas atividades no mercado internacional, terão a oportunidade de expor seus produtos ao público.
A SIC também contará com dois estandes próprios. O primeiro deles será dedicado à apresentação de informações sobre os principais programas da pasta, como o Cinturão da Moda, que visa fortalecer a cadeia produtiva do vestuário em Goiás; a mineração, com foco nas oportunidades e desafios do setor no estado; o Peiex, que é o Programa de Qualificação para Exportação, promovendo a capacitação de empresas goianas para o comércio exterior; e o Comex, que abrange diversas iniciativas voltadas à internacionalização.
O segundo estande será inteiramente voltado para a mineração, com um destaque especial para o cluster de joias, em que artesãos dos municípios de Campos Verdes, Cristalina e Pirenópolis terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças. Essa iniciativa reflete o compromisso da SIC em fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho artesanal do estado, colocando-o em evidência no cenário internacional e também promovendo a verticalização da cadeia produtiva.
“Um dos objetivos do cluster de joias é justamente a troca de experiência e abertura de novos mercados, com a Ficomex sendo uma excelente oportunidade para que outras pessoas conheçam a qualidade do artesanato e das joias goianas, frutos da riqueza mineral em Goiás”, reitera a gerente de Projetos Estratégicos do Setor Produtivo, Lívia Parreira.
Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27, 28 e 29 de agosto de 2024
Horário: 9h às 20h
Local: Pavilhões Azul, Verde, Salas 01 a 12 e Teatro Rio Vermelho
Workshops SIC
9h às 12h – Têxtil e Moda
9h – Mercado internacional e oportunidades de negócios
Oliver Tan Oh
10h30 – Atuação do Sebrae Goiás no setor têxtil
Thais Oliveira
10h50 – Moda e Comércio Exterior: Estratégias para o Sucesso
Luciene Moreira
11h20 – Caso de sucesso: Internacionalização da moda brasileira: a exportação do vestuário
Lidiane Andrade
11h40 – Internacionalização da moda brasileira: a exportação de acessórios
Anna Prata
14h às 17h – Mineração
BLOCO 1
Tema: Cadeia de produção de remineralizadores e seu papel na Agricultura Regenerativa
Eder Martins
Tema: Desafios e Perspectivas: Protocolo de eficiência agronômica de remineralizadores
Eliana Paula Fernandes Brasil
Tema: Pioneirismo na remineralização de solos em Goiás
Daniel Antunes
Tema: Case Tecnossolos e Case Remineralizador de Solos
Samuel Meier
BLOCO 2
Tema: Mineração e geopolítica – estratégias de valorização dos recursos minerais na nova economia
Luciano Borges
Tema: Goiás no comércio mundial de commodities minerais: Potencial e Desafios
Jônatas Carneiro
Tema: Revitalizando o fornecimento de terras raras pesadas
José Augusto Palma
14h às 17h – Serviços
14h30 – Agregação de valor na exportação
Janaína Batista Silva
15h – Exportação de serviços como oportunidade na reindustrialização brasileira
Mariele Christ
15h50 – Comércio exterior de serviços no setor imobiliário/ construção civil
Luis Antônio Tortola Junior
16h15 – Atua em projetos de engenharia por todo o Brasil e América Latina
Thuan Sales de Barros
Painel 5: Agregação de valor na exportação
Janaína Batista Silva
16h40 – Sistema tributário na exportação
Javier Peña Capobianco
Demais palestrantes: João Cumaru e Lisandro Vieira
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás