Rede elétrica de Três Ranchos é recuperada para temporada de férias

Ações estratégicas da Equatorial Goiás envolvem podas, limpeza de faixas e troca de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes

Três Ranchos, conhecida por suas belas paisagens e o turismo agitado durante a temporada de férias, recebe anualmente milhares de visitantes que buscam relaxar perto da natureza no mês de julho. Para garantir a continuidade e qualidade no fornecimento da energia elétrica com o aumento do fluxo de pessoas nesse período, a Equatorial Goiás realizou ações preventivas na rede de distribuição na área urbana e rural.

No mês de junho, a concessionária inspecionou minuciosamente dezenas de quilômetros de rede de distribuição de média tensão e corrigiu preventivamente pontos de degradação. Técnicos identificaram equipamentos antigos e que poderiam afetar a qualidade do fornecimento com uma possível sobrecarga. Cruzetas e isoladores, componentes importantes do sistema elétrico, foram substituídos por novos, mais modernos, eficientes e robustos, que vão garantir maior confiabilidade para a rede elétrica. As cruzetas, por exemplo, são essenciais para sustentar os cabos elétricos nos postes, enquanto os isoladores evitam que a corrente elétrica se dissipe, garantindo a segurança e a eficiência do sistema.

O investimento total em manutenções na região, somente para o período férias, foi de mais de R$ 60 mil. “Nossa prioridade é garantir que a rede elétrica suporte o aumento de consumo durante a temporada, evitando interrupções e reforçando a qualidade do fornecimento de energia,” destaca o executivo de manutenção da Equatorial Goiás, Donato Henrique.

A distribuidora realizou também podas de árvores próximas à rede de distribuição e a limpeza de 1.500 m² de faixas de servidão. A poda é uma prática importante para evitar que galhos e folhas entrem em contato com a rede elétrica, o que pode causar interrupções no fornecimento e aumentar o risco de acidentes com a eletricidade. A limpeza de faixa de servidão envolve a remoção de vegetação que cresce próxima da linha de distribuição, criando um espaço seguro para a operação das redes elétricas e reduzindo a probabilidade de interrupções causadas por quedas de árvores. “Essas são atividades cruciais para manter a rede elétrica livre de interferências, especialmente em uma área com muita vegetação como Três Ranchos. Isso nos ajuda a minimizar riscos e a garantir a continuidade do fornecimento,” salienta o gerente regional de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Goiás em Morrinhos, Clebson Reis.

Com as ações, a Equatorial Goiás reafirma o compromisso com a qualidade do serviço prestado aos clientes, investindo continuamente em manutenção e na recuperação da infraestrutura elétrica de Três Ranchos. Outros municípios turísticos também recebem ações para a reconstrução do sistema nesta temporada de férias, como Aruanã, Pirenópolis, Caldas Novas, Cidade de Goiás e Alto Paraíso.

Foco na recuperação da rede

Em todo ano passado, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do estado. O resultado totaliza mais de 420 mil serviços entregues, 11% a mais do planejado em obras como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, podas de árvores, manutenções e modernizações de subestações. No segundo trimestre deste ano, 87% das metas de obras foram concluídas.

Para que os goianos façam parte do plano de reconstrução do sistema elétrico e entendam os desafios para trazer estabilidade ao fornecimento da energia elétrica, a Equatorial criou o Trabalhômetro, uma plataforma pioneira entre todas as distribuidoras de energia do país, e que permite acompanhar em tempo real a atuação da concessionária no estado. Através do site, os clientes podem ver a evolução do trabalho, onde as equipes estão atuando, o que ainda vai ser feito e as metas para cada trimestre. O Trabalhômetro pode ser acessado por aqui: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/ 

Até o fim de 2024, milhares de obras devem sair do papel para que os goianos possam sentir, ainda mais, os efeitos do trabalho de reconstrução do sistema elétrico. A distribuidora intensifica, durante o período de seca, podas preventivas em toda rede, troca de equipamentos e inspeções detalhadas no sistema. Os esforços são constantes para reverter o cenário, que era de abandono, em uma verdadeira transformação da rede de distribuição em Goiás.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15619