Caiado celebra tradição e grandeza da Romaria de Trindade durante missa de encerramento

Após cerimônia, governador apresenta Lei que institui 1º de julho como Dia Estadual do Romeiro do Divino Pai Eterno

Com o pátio e os arredores do Santuário Basílica de Trindade lotados, fiéis participaram do encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno neste domingo (07/07). O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, assistiu à missa solene conduzida pelo arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Júlio, ocasião em que celebrou a força da tradição que já dura 184 anos: “A realização dessa festa foi uma convergência de forças da igreja, prefeitura e governo estadual. E a do ano que vem será mais bonita ainda”.

Ao fim da cerimônia, foi apresentado aos fiéis a lei sancionada recentemente por Caiado que institui o Dia Estadual do Romeiro do Divino Pai Eterno, celebrado em 1º de julho. A data foi incluída no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás por meio de projeto de autoria do deputado estadual George Morais. De acordo com o governador, é uma forma de homenagear e reconhecer os fiéis que engrandecem o festejo. “Essa é a maior romaria ao Pai Eterno do mundo. Parabéns, povo de Deus”, disse.

Em 10 dias de festa, o evento reuniu cerca de 3,5 milhões de devotos vindos de todas as partes do Brasil e até do exterior. Os fiéis passaram pela Capital da Fé de Goiás para celebrar a Festa do Divino Pai Eterno, que este ano teve como tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”. “Acima de qualquer coisa, peço todos os dias que Deus nos dê humildade para tratar as pessoas e para bem conduzir Ronaldo Caiado por esse caminho que o povo de Goiás o colocou”, disse Gracinha.

O prefeito Marden Júnior declarou que a Romaria 2024 “superou expectativas e quebrou paradigmas” ao unir as gestões municipal e estadual à igreja em prol da realização. Como resultado, é reconhecida nacionalmente e se diferencia por sua segurança, organização e limpeza. “Só temos que agradecer ao Pai Eterno essa oportunidade, e dizer que Trindade acolheu de forma muito carinhosa cada um dos seus visitantes e devotos”.

O reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio, disse que os últimos dias foram de graça e transformação, e que a festa agora leva o selo da sustentabilidade, pelo apoio às práticas de preservação do planeta. Também agradeceu a parceria do Governo de Goiás. “Caiado, sua dedicação e da estrutura governamental foram essenciais para realização da romaria”, comentou. O religioso elogiou, ainda, o atendimento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), logística do Estado que acolheu milhares de peregrinos com serviços gratuitos na GO-060.

Fotos: Walter Folador e Junior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15619