Caiado destaca avanços de Goiás durante palestra em Santa Catarina

Em evento promovido pela Fiesc, governador relatou medidas tomadas para alcançar resultados positivos nas áreas fiscal e econômica no estado

O equilíbrio fiscal e o desenvolvimento econômico alcançados por Goiás nos últimos anos foram os temas principais da palestra do governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (7/6), em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC). O chefe do Executivo foi convidado para falar sobre os avanços da gestão estadual a uma plateia formada por empresários catarinenses e lideranças políticas locais.

Caiado lembrou o rombo encontrado quando assumiu o Estado, em 2019. A dívida pública consolidada ultrapassava R$ 17 bilhões e havia salários do funcionalismo atrasados e caixa praticamente vazio. A prioridade era colocar a casa em ordem. “Todo mundo sabe como promover o equilíbrio fiscal. O difícil é ter coragem política para implantá-lo”, afirmou. “Fizemos reduções de gastos e assumimos uma política austera.”

O governador enumerou as principais ações executadas no início de sua gestão que geraram impactos positivos: “Priorizei uma reforma da previdência mais ampla que a do governo federal; depois, uma reforma administrativa extensa e a redistribuição dos incentivos fiscais, para que nenhuma região mais carente não tivesse atendimento”. Ao longo desse período, Goiás aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e renegociou dívidas.

Resultados
Em meio ao desafio de reerguer Goiás, Caiado mencionou outro embate duro: a pandemia de Covid-19. “Saímos da crise fiscal seguida de pandemia”, disse ele. Mas os resultados vieram. Entre 2021 e 2023, a arrecadação do Estado cresceu cerca de 19% acima da inflação, enquanto o PIB acumulou alta de mais de 11%. Neste período, foram criados mais de 320 mil empregos formais, graças à melhoria no ambiente de negócios e à desburocratização, o que atraiu investidores.

Mais que reformas e contenção de despesas, Caiado apontou que o ciclo virtuoso do estado decorreu de um olhar atento às necessidades do cidadão. Nesse contexto, houve o esforço para reduzir a extrema pobreza — atualmente, Goiás possui a menor taxa do Brasil, graças às políticas sociais implementadas. No mesmo grau de importância, acrescentou ele, estão os avanços na segurança pública, educação e saúde.

A palestra do governador foi precedida por discursos dos anfitriões do evento. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, declarou que a forma de Caiado governar “coincide muito com o pensamento do empresário catarinense”. Já o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apontou o líder goiano como uma “figura da mais alta relevância da política nacional”.

Foto: Felipe Scotti

Secretaria da Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304