Goiás Social recebe doação de 71 mil litros de leite

Alimento foi arrecadado por laticínios e será destinado a instituições cadastradas que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social; primeira-dama Gracinha Caiado participou da solenidade de entrega do produto, nesta quarta-feira (29/05)

O Governo do Estado, por meio do Goiás Social, recebeu, nesta quarta-feira (29/05), 71 mil litros de leite doados pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindileite Goiás). O alimento será destinado a entidades sociais cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para reforçar as refeições de crianças e idosos em vulnerabilidade social, conforme pontuou a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado. “Cada litro de leite chegará até às mãos de quem mais precisa com total responsabilidade”, ressaltou.

A primeira-dama participou da solenidade de entrega do produto no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde também fez um brinde simbólico com taças de leite, ao lado de empresários. Ela agradeceu o gesto de solidariedade e comprometimento social da entidade. “Nossa cadeia produtiva do leite é uma das mais fortes do país e posso dizer com toda certeza que não é só grande, mas também solidária”, enalteceu.

Durante o evento, Gracinha fez questão de frisar a importância das parcerias da gestão estadual com a iniciativa privada. “Essa nova doação do Sindileite mostra que o agro e a iniciativa privada têm muito a contribuir para o social. Como eu gosto sempre de dizer, um estado pode muito, mas não pode tudo e, com boas parcerias, podemos ir muito mais longe”, acrescentou.

Neste ano, o volume doado foi o dobro em relação a 2023, com a colaboração de 22 empresas. De acordo com o presidente do Sindileite Goiás, Jair José Antônio Borges, a escolha da OVG se deve à certeza de transparência no processo de distribuição. “É importantíssimo para nós ver quem cuida, quem leva até quem mais necessita”, elogiou. Esta é a 17a doação realizada pelos laticínios desde 2007, totalizando 1 milhão de litros, e marca o Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, celebrou o acréscimo nos donativos. “É um aumento de quase 100% em relação ao ano passado, quando foram doados 36 mil litros, o que fará com que ainda mais pessoas sejam beneficiadas”, destacou. Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner destacou que a doação também é uma forma de demonstrar a importância da cadeia produtiva do leite. “O setor lácteo emprega mais de 200 mil pessoas em Goiás”, contabilizou.

Cenário
Fundado em 1989, o Sindicato das Indústrias de Laticínios de Goiás (Sindileite Goiás) atua com produtores de leite e derivados que impulsionam a economia goiana com produtos comercializados no Brasil e em outros países. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o estado produziu 2,2 bilhões de litros do produto. O rebanho leiteiro possui quase 2 milhões de animais, com destaque para os municípios de Orizona, Jataí e Piracanjuba.

Foto: Rômullo Carvalho

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304