Caiado inaugura nova Delegacia Regional de Polícia de Goiânia

Unidade responsável por 26 distritos policiais e grupos especializados recebe investimento de mais de R$ 300 mil

Com investimento de R$ 322 mil e instalações mais amplas e modernas, o governador Ronaldo Caiado entregou nesta terça-feira (21/05) o prédio 1ª Delegacia Regional de Polícia – 1ª DRP – de Goiânia. A nova unidade, que fica na Alameda Doutor Sebastião Fleury, no Setor Marista, faz a gestão de 26 Distritos Policiais com sede na capital, cinco delegacias especializadas e um grupo especializado.

“A Polícia Civil tem um nível de identificação de criminosos e apuração de crimes que chega a 90%. É algo inédito em termos de resultados práticos”, pontuou Caiado. “Essa nova delegacia é um espaço a mais para que haja maior uso de tecnologia, além da criação de um grupo especializado para identificar crimes complexos”. O imóvel pertence ao Estado, ou seja, não haverá custo com aluguel.

A 1ª Delegacia Regional de Polícia é responsável pelas especializadas em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), Apuração de Atos Infracionais (Depai), Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Atendimento ao Idoso (Deai), Atendimento à Pessoa com Deficiência (Deapd), Grupo Especializado de Investigação Criminal (Geic), além de ser a unidade encarregada pela Central Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão de Goiânia.

“Costumo dizer, desde a época que eu comandei a Rotam, que se a capital vai bem com seus índices criminais, todo o estado vai bem. Porque aqui estão todos os Poderes, está a grande maioria da população, então nós temos que ter um cuidado especial”, observou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum.

As demandas serão atendidas pelos 520 servidores lotados na 1ª DRP, considerada a maior regional do estado. “Não era condizente com os que lá trabalhavam, como também não era para receber os servidores, as vítimas, os advogados ou as autoridades públicas que necessitavam despachar. Mas essa realidade ficou no passado”, afirmou o delegado regional de Goiânia, Alécio Moreira.

Estrutura
A Polícia Civil conta com efetivo de 3.782 policiais civis (delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas). Em janeiro de 2024, o governador Ronaldo Caiado reforçou o quadro com a nomeação de 40 novos delegados, 430 agentes, 273 escrivães de polícia da 3ª classe e 56 papiloscopistas. “Só no mês de abril, nós batemos 575 operações, o que foi um recorde histórico. Com o incremento, tenho certeza que em 2024 nós conseguiríamos superar 2023”, disse o delegado-geral, André Ganga.

Foto: Andre Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304