Caiado reforça importância do ensino profissionalizante em lançamento de nova escola Sesi Senai em Goiânia

Unidade do Sistema S vai oferecer 2,3 mil vagas para ensino fundamental e médio-profissionalizante; iniciativa se soma a ações do Governo de Goiás para preparar os jovens para o mercado de trabalho, como as Escolas do Futuro

O governador Ronaldo Caiado destacou a educação profissionalizante como uma ferramenta essencial para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, durante solenidade de lançamento das obras de uma nova escola Sesi Senai em Goiânia, nesta segunda-feira (20/05). A unidade será construída às margens da GO-020, na saída para Bela Vista de Goiás, com capacidade para receber 2,3 mil estudantes do ensino fundamental e médio-profissionalizante.

“É um passo adiante naquilo que desejamos para Goiás: formar jovens capacitados para se destacar. Essa obra que será uma oficina de qualificação, de lapidação de todos os estudantes, o que tem um valor inestimável”, afirmou. Ainda de acordo com Caiado, esse tipo de investimento faz com que as empresas “voltem os olhos para Goiás”, pois forma mão-de-obra de acordo com as necessidades do mercado, principalmente na área de tecnologia.

O projeto da Escola Sesi Senai compreende 30 mil metros quadrados de área construída, 48 salas de aula, biblioteca, auditório para 400 pessoas, ginásio de esportes, cozinha experimental, e laboratórios voltados para as seguintes áreas: tecnologia da informação e comunicação; indústria 4.0; inteligência artificial e internet das coisas. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Goiânia e os recursos para a obra são do Sistema S, no valor de R$ 150 milhões.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, afirmou que esta será a maior unidade do Brasil. “Vai preparar os jovens para tudo o que está por vir, para toda essa onda de transformações”, frisou. A expectativa é receber turmas em tempo integral e parcial, a partir de 2026. “Essa unidade poderá se tornar referência para nossas escolas, por meio de parcerias entre os setores público e privado”, complementou o vice-governador Daniel Vilela.

Rede
A escola Sesi Senai se soma a iniciativas do Governo de Goiás para ampliar a oferta de ensino profissionalizante, por meio das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), que possuem vagas abertas para cursos gratuitos em todas as regiões do estado. “Já temos nossas Escolas do Futuro, nossos Cotecs, mas essa parceria com o Sistema S é importante para conseguir atender a todos os alunos”, finalizou o governador.

Fotos: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15181