Caiado destaca oferta de qualificação profissional na Pecuária de Goiânia

Evento segue até dia 26 de maio, no Parque de Exposições Nova Vila, em Goiânia; Estado oferece inscrição em cursos gratuitos dos Cotecs e 4 mil vagas de emprego

“A qualificação é fundamental para a formação das pessoas, pois abre um novo cenário com oportunidades de salários mais altos e melhoria de vida”, afirmou o governador Ronaldo Caiado durante a abertura da 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, na manhã desta sexta-feira (17/05), em Goiânia. No evento, o estado vai ofertar 4 mil vagas de emprego e inscrição em cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelos Colégios Tecnológicos, os Cotecs, entre outros serviços.

Para este semestre, as unidades possuem mais de 30 mil vagas em cerca de 800 cursos, voltados a pessoas com 16 anos ou mais e que tenham a partir do ensino fundamental incompleto. Também haverá palestras e plantão técnico de apoio aos produtores. “Estamos aqui mostrando nossos avanços em termos de pesquisa, com a Emater, e associamos isso a aulas para divulgação de novas técnicas para o produtor utilizar na sua propriedade”, complementou o governador, em coletiva de imprensa.

O investimento do Governo de Goiás na montagem de dois estandes, entre os pavilhões 9 e 10, reflete a importância do agronegócio para a economia. O setor responde pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com destaque para produção e exportação de soja e carnes, e é dono de um dos maiores rebanhos bovinos do país. “Os produtores poderão conhecer um pouco mais as políticas públicas que governo tem realizado em favor da agropecuária”, ressaltou o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.

Diversos órgãos e unidades vão desenvolver ações na feira. Além da Seapa; participam da programação equipes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Polícia Civil, entre outras pastas. Ainda, será realizada campanha contra violência contra a mulher e divulgação do Protocolo Todos por Elas. A lista das atividades está disponível no site da Agência Cora Coralina de Notícias: https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/119590-estado-leva-servicos-para-a-77a-exposicao-agropecuaria

De acordo com o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, o Estado é um “grande parceiro” tanto na realização da feira, quanto na disponibilização de serviços dentro do parque. A organização vai recolher doações para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul: “Vamos arrecadar alimentos. Ano passado foram 7 mil cestas básicas e este ano vai ser muito mais. Nós não sentiríamos confortáveis de realizar uma festa neste momento se não fosse de forma solidária”, explicou.

Pecuária 2024
A 77ª Exposição Agropecuária de Goiás tem exposição de animais de diversas raças, leilões, palestras voltadas para o segmento do agronegócio, além shows regionais e nacionais. A estrutura possui mais de 4 mil m² com bares e restaurantes, espaço kids e área de lazer. A estimativa da SGPA é de atrair cerca de 500 mil pessoas ao longo dos 10 dias e movimentar R$ 100 milhões. Também participaram da solenidade oficial de abertura o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, deputados e produtores rurais.

Fotos: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15619