Confira a programação da 22ª Semana Nacional de Museus

Atividades temáticas e gratuitas se iniciam nesta sexta-feira (10/05), com palestra no Museu da Imagem e do Som; público também terá acesso a exposição, aulas abertas e oficinas

A 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), começa oficialmente na segunda-feira (13/05) e se estende até domingo (19/05). Em Goiás, no entanto, as atividades iniciam já nesta sexta-feira (10/05), com palestra no Museu da Imagem e do Som (MIS). Todas as unidades da Secretaria da Cultura (Secult) e o Arquivo Histórico Estadual também terão programação especial.

No MIS, a primeira atividade é a oficina “Para que o caderno de registro de visitantes e pesquisa de público?”, com Luis Felipe Pinheiro, museólogo, analista de dados e coordenador da unidade, e Aluane de Sá, museóloga e coordenadora do Núcleo de Conservação e Preservação do Acervo (NUCPA). A palestra será das 09h às 10h30, na sexta-feira (10/05), no Centro Cultural Marietta Teles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia.

No dia 13, segunda-feira, às 17h30, será inaugurada a exposição fotográfica Goiânia Art Déco Festival, no Centro Cultural Octo Marques, com a presença de Gutto Lemos, idealizador e proponente da iniciativa. A mostra temporária faz parte do projeto Goiânia Art Déco Festival, que reúne uma série de fotografias do patrimônio cultural Art Déco da capital sob a ótica de vários artistas.

Também na segunda-feira, das 19 às 22h, no MIS, será realizada a palestra “Memórias de si, dos outros e das coisas: percursos de Edna Luísa de Melo Taveira a partir de seu arquivo pessoal”, com a pesquisadora Ana Cristina Santoro, conservadora do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG); e mediação da museóloga Aluane de Sá, coordenadora do NUCPA.

As demais unidades geridas pela Secult Goiás que contam com programação especial são Arquivo Histórico Estadual e os museus Pedro Ludovico (Goiânia), Conde dos Arcos (cidade de Goiás) e Ferroviário de Pires do Rio. Discentes de Museologia, Artes, História, áreas afins e demais pessoas interessadas na temática podem conferir os detalhes no site da Secult Goiás: www.cultura.go.gov.br.

Fotos: Secult Goiás

Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304