O Cristão e o dinheiro

Bom dia!

Lado Bom 1: Mordomia

Um dos aspectos mais significativos do dinheiro na Bíblia é o princípio da mordomia. Em 1 Coríntios 4:2 (NVI), o apóstolo Paulo escreve: “O que se requer destes despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” Isso nos lembra que o dinheiro não é nosso, mas sim confiado a nós por Deus. Somos chamados a ser bons administradores do que Ele nos deu, utilizando-o sabiamente para Sua glória e para o bem dos outros.

Lado Bom 2: Generosidade

Outro princípio importante é o da generosidade. Em 2 Coríntios 9:6-7 (NVI), Paulo diz: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” A Bíblia nos encoraja a ser generosos com o que temos, compartilhando com os necessitados e investindo no Reino de Deus. A generosidade não só abençoa os outros, mas também traz alegria e contentamento ao doador.

Lado Ruim: A Armadilha da Ganância

Embora o dinheiro em si não seja mal, a Bíblia nos adverte sobre os perigos da ganância. Em 1 Timóteo 6:10 (NVI), Paulo escreve: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” A ganância pode nos consumir, levando-nos a buscar riquezas materiais em detrimento das coisas espirituais e dos relacionamentos saudáveis. Ela nos distrai do propósito maior da vida e pode causar danos não apenas a nós mesmos, mas também aos outros ao nosso redor.

Portanto, enquanto o dinheiro pode ser uma bênção quando usado com sabedoria e generosidade, devemos estar vigilantes contra os perigos da ganância. Que possamos buscar a mordomia fiel dos recursos que Deus nos confiou, praticando a generosidade e evitando a armadilha da ganância, para que possamos viver vidas que honram a Deus e abençoam o mundo ao nosso redor.

Diácono Túlio Vaz

Shalom! Shalom!

Bom domingo!
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304