Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás representa a América do Sul em festival europeu

O Festival Young Euro Classic será realizado em agosto, na Alemanha; grupo goiano é formado por estudantes da rede estadual de ensino

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás foi convidada a representar a América do Sul no festival Young Euro Classic, que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, em agosto. Formado por estudantes da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade pública da rede estadual de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, o grupo parte para a Europa no segundo semestre.

“Goiás é hoje referência nacional e internacional em arte, e tudo isso possibilitado pelo ensino público que nosso governo oferece aos cidadãos. Os goianos que vão para a Europa tocar são alunos da Escola do Futuro em Artes Basileu França, que exporta bailarinos para as melhores companhias, e que tem duas das melhores orquestras do mundo. É um orgulho enorme”, aponta o governador Ronaldo Caiado.

O Young Euro Classic completa 25 anos de existência em 2024, e é o maior do gênero no mundo. “Nós recebemos apenas as melhores orquestras jovens do mundo”, diz um trecho do convite enviado pela direção do festival ao chefe do Executivo. Desde sua primeira temporada, em 2000, o festival se tornou a principal plataforma disponível para orquestras jovens internacionais na tradição da música clássica europeia.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, os resultados alcançados são fruto dos investimentos realizados na escola. “Criamos em Goiás uma política pública de alto nível voltada para o ensino profissionalizante em arte e tecnologia. Prova disso é ver nossos jovens levando o nome do estado mundo afora”, afirma. “É uma honra participar junto às outras grandes orquestras de todo o mundo”, complementa o maestro Eliel Ferreira.

Ao todo, 17 orquestras jovens de vários países vão participar do festival entre 9 e 25 de agosto. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás vai tocar no dia 23, executando obras de compositores reconhecidos da música clássica brasileira, como Alberto Ginastera, Camargo Guarnieri, Heitor Villa Lobos e Hekel Tavares. O grupo foi fundado em 2001 e tem se sustentado como um dos principais centros de formação de músicos do Centro-Oeste.

Foto: Secti

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15181