![](https://blogdoalanribeiro.com.br/wp-content/uploads/2023/01/IMG-20230106-WA0001.jpg)
Nos bastidores da política goiana, muito se especula sobre o poder que as próximas eleições municipais poderão ter para fortalecer projetos e ressuscitar carreiras. Um exemplo é o vice-governador Daniel Vilela (MDB), que terá uma excelente oportunidade de ampliar ainda mais a sua influência política, liderando um dos maiores partidos do estado, com potencial para eleger prefeitos e vice-prefeitos em até 100 municípios.
Dois nomes do bolsonarismo goiano, Wilder Morais (PL) e Vanderlan Cardoso (PSD), que têm interesses em 2026, precisam sair-se bem nas eleições municipais, se quiserem alçar voos maiores sem depender exclusivamente da imagem do ex- presidente, ou, em caso de sucesso na administração lulista, terão dificuldades para aglutinar forças politicas.
Quem também se vê obrigado a entrar mais de corpo-e-alma na campanha eleitoral de 2024 é o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), seja como cabo eleitoral “full time” ou como candidato, pois não é segredo que parte de sua derrota em 2022, se deveu ao distanciamento da política goiana.
Outros nomes que podem ganhar musculatura nas próximas eleições são do ex-ministro Alexandre Baldy (PP) e do deputado Delegado Waldir Soares que, mesmo derrotados na corrida pelo Senado, possuem colégios eleitorais robustos, como Anápolis e Aparecida de Goiânia. Poucas vezes uma eleição municipal foi tão importante e tão simbólica, provavelmente, um dos pleitos mais decisivos da última década.
Este texto é muito oportuno e relevante para política de Goiás, uma análise para a eleição de 2024 e também uma prévia para a eleição de governador de 2026, pois na realidade tudo começa nos municípios, e eleger o maior números de prefeitos e vereadores devem ser as prioridades dos políticos, a coligação que reelegeu o governador Ronaldo Caiado e o vice governador Daniel Vilela, encontra-se em uma situação extremamente confortável e pode eleger um grande números de prefeitos, até porque o governo estadual já falou das parcerias que irá fazer com o governo federal, com isso as obras vão chegar aos municípios, boa sorte ao governo de Goiás que vem fazendo história com uma grande administração e agora com o reforço do jovem e dinâmico vice-governador Daniel Vilela, um líder que usa o diálogo como ferramenta para obter resultados com o objetivo de melhorar as vidas das pessoas.
Deus abençoe esse projeto de governo que olha para o estado como um todo, não esquecendo do social que é base de uma sociedade melhor para gerações futuras.