O acesso a educação dá a pessoa o direito, ao pleno exercício da cidadania e ainda, transforma sua vida para melhor.
A leitura transporta o ser humano, para um universo de sabedoria e de magia, que permite o acesso, a novas palavras, que ao serem utilizadas na escrita, a enriquece, tornando os textos, mais prazerosos de serem lidos e compreendidos.
A educação proporciona conhecimento e forma massa crítica. Num país desigual como o Brasil, não são todas as pessoas, que tem acesso á educação, fato que tem ampliado o foço entre ricos e pobres. Não faltam recursos mas uma melhor aplicação desses, para de fato dar a todos a oportunidade de transformar suas vidas para melhor. No Brasil, o conceito de educação, tem passado necessariamente por construir: creches, escolas, universidades, adquirir acessórios que são importantes para educar, tais como: computadores, tablets e outros, mas que por si só não permite o acesso a esta transformação almejada. No entanto a verdadeira educação, se faz com o fortalecimento dos seguintes pilares: ensino, pesquisa, capacitação continuada, valorização salarial e infraestrutura. O apelo maior tem sido para a infraestrutura, o que proporcionou um crescimento quantitativo e não qualitativo.
O passo à frente se dará pela delimitação dos 25% destinados à educação, nos pilares citados, só assim poderá se repensar a educação nesse país. A redistribuição de recursos colocará cada pilar (ensino, pesquisa, capacitação continuada, valorização salarial do professor e infraestrutura), com dotação orçamentária, própria ou com recursos carimbados, aí sim tudo tende a mudar. O binômio (capacitação continuada e valorização salarial do professor), permitirá ao professor manter o foco, apenas no planejamento educacional, com o objetivo de melhorar a cada dia a qualidade do ensino.A quebra de paradigmas para garantir a sobrevivência, permitirá ao professor, dedicar o tempo integral para a educação, o que sem dúvida,tende a melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado.Júlio Paschoal
Júlio Paschoal / Economista, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFU – MG e Professor da UEG-GO