Programa A União Faz a Vida oferece formação continuada para educadores

Em janeiro, a formação continuada capacitou mais de 40 profissionais de educação na cidade de Cristalina.

Tendo a educação e proximidade com a comunidade entre os seus pilares, o Programa União Faz a Vida – PUFV, desenvolvido na Sicredi Planalto Central, ofereceu em janeiro, na cidade de Cristalina-GO, uma edição voltada para Formação Continuada dos Educadores participantes do PUFV. Isto porque, o ano inteiro o PUFV leva diversas experiências aos alunos da região, sendo o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como principal lema promover atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa.
Ocorrendo anualmente desde 2016, a proposta de um encontro exclusivo para profissionais da educação, é que os conhecimentos aplicados repercutam positivamente dentro da sala de aula. Por isso, estiveram em pauta, novas técnicas e aperfeiçoamento pedagógico a serem implementadas, envolvendo mais de 40 pessoas.
Em Cristalina, a expectativa é que as técnicas ministradas alcancem um universo superior a 400 alunos da rede municipal, como explica a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Planalto Central, Amanda Bernardes Ribeiro. “Neste encontro, a temática buscava relembrar a cada educador o motivo que o levou a profissão. O amor foi abordado como um valor que oportuniza uma educação de qualidade e acessível às pessoas”, diz.
O público participante foi composto por diretores, coordenadores e professores de quatro escolas da cidade. O foco pedagógico permitiu despertar nos profissionais suas competências e sua missão perante seus alunos. “Conseguimos inspirá-los para reacender a causa em suas rotinas de trabalho”, comemora Amanda.
Comunidade – Elane Maria Ribeiro, que é diretora das escolas Marcia Assis Cozac e Maria Helena de Abreu Moraes, situadas na Zona Rural de Cristalina, recebe diariamente cerca de 180 alunos de agrupamentos da educação infantil até o 9º ano, todos beneficiados o ano inteiro pelo PUFV. “O programa é uma inovação para a educação. Seus pilares, constituídos partir do sentimento de cooperação e cidadania são muito fortes, valores que precisamos desenvolver amplamente nos alunos e em nós, educadores”, refletiu.
Pelo seu desempenho positivo e desdobramentos no cotidiano dos alunos, o projeto desperta o interesse não só os profissionais de educação, mas também alunos, pais e comunidade no geral. “Trazendo uma dinâmica que permite sair da mesmice de provas, aponta a nós educadores, que existem outras formas de lecionar. Isso gera envolvimento e atenção dos alunos, o que repercutirá positivamente no futuro deles”, diz.
A assessora pedagógica do PUFV e diretora executiva da Thymus Consultoria, Jandira Brochier Freitas, considerou o encontro de Cristalina extremamente produtivo, pois contou com a postura de profissionais engajados e comprometidos com a educação. “Usamos técnicas de abordagens, o que aprimora o conhecimento desses educadores, permitindo levar novas abordagens para dentro das salas de aula. Aprimoramos os passos da metodologia, se somando as contribuições do grupo”, avalia a assessora pedagógica.
Ela explica que o PUFV, é uma forma de engajar os alunos e evitar até mesmo a evasão escolar. “Eles passam a ser partícipes do aprendizado e não meros ouvintes São envolvidos no processo de aprendizagem com técnicas de ensino. A educação que tem como esteio o cooperativismo e a formação dos cidadãos desperta a curiosidade e a vontade de estarem presentes em sala de aula”, ressalta Jandira.
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17407