Eu o reconhecia como um médium espiritualista, não espírita.
Médium espírita estuda e pratica o Cristianismo contido nos livros da Codificação organizada pelo educador e filósofo francês Allan Kardec, (1804 – 1869) que teve sua continuação na prática, exemplos morais e obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier. (1910 – 2002)
A “Casa” não é um centro espírita como parte da imprensa está noticiando e sim um templo espiritualista. Mesmo vendendo livros espíritas junto com obras misticas.
Médium espírita não frequenta camarotes de bebidas alcoólicas durante o carnaval. Não possui fazendas possivelmente adquiridas dos ganhos com a exploração comercial dos seus negócios próximos às suas atividades mediúnicas.
Médium espírita, não exige trono para se expor a multidão e a mídia, e não atende individualmente na intimidade quem o procura.
A exposição da mediunidade na mídia, geralmente, exige do médium, seja ele espírita ou não, muito cuidado para não colocar em risco um legado que pertence à humanidade, não a ele ou aos seus guias espirituais.
A mediunidade espírita é totalmente gratuita, fraterna e respeitosa com quem a procura, não importa a religião da pessoa.
Se você está perplexo como estou, recomendo a seguir, leitura total das recomendações do Espírito Emmanuel via Chico Xavier, em 1938, sobre o sacerdócio da mediunidade e suas responsabilidade.
Por Oceano Vieira de Melo, pesquisador