
Concessionária apresentou redução de 44% no tempo de interrupções, queda de reclamações junto ao Procon e investimentos de R$ 7,1 bilhões no sistema elétrico goiano
Goiânia, 23 de junho de 2026 – Dois anos após a assinatura do Acordo Estrutural firmado com o Ministério Público de Goiás (MPGO), a Equatorial Goiás apresentou nesta segunda-feira (22), durante audiência pública realizada na sede do órgão, resultados considerados superiores às metas inicialmente pactuadas. Entre os principais avanços destacados estão a redução de 44% no tempo médio das interrupções de energia, queda de 43% na frequência das ocorrências, investimentos de R$ 7,1 bilhões no sistema elétrico e diminuição expressiva das reclamações dos consumidores.
A prestação de contas foi conduzida pelo presidente da distribuidora, Lener Jayme, que apresentou o balanço das ações desenvolvidas desde o início da operação da companhia em Goiás, em 2023. Os resultados evidenciam o avanço do processo de reconstrução da rede elétrica goiana e a melhoria gradual dos indicadores de qualidade do fornecimento. “Esses avanços demonstram que estamos no caminho certo para entregar aos goianos uma rede cada vez mais moderna, resiliente e preparada para acompanhar o crescimento do Estado”, afirma Lener.
Entre os números apresentados, destacam-se:
• R$ 7,1 bilhões investidos desde a transferência da concessão;
• Redução de 44% do DEC, indicador que mede o tempo que o consumidor permanece sem energia;
• Redução de 43% do FEC, indicador que mede a frequência das interrupções; atingindo o patamar acordado com ANEEL tanto no indicador global quanto em termos de conjuntos elétricos;
• Acréscimo de 565 MVA de capacidade ao sistema elétrico estadual;
• Entrega de seis novas subestações e modernização, ampliação ou renovação de outras 249 unidades.
A percepção dos consumidores também apresentou evolução significativa, de acordo com a concessionária. As reclamações registradas em canais de primeiro atendimento caíram 34%. Na Ouvidoria, a redução foi de 14%, enquanto os registros junto ao Procon diminuíram 41%. A distribuidora, que historicamente ocupava as primeiras posições do ranking de reclamações do PROCON, chegou a ocupar a 158ª posição, além de registrar os melhores resultados históricos em pesquisas de satisfação conduzidas pela Aneel.
Outro dado destacado durante a audiência foi o desempenho regulatório relacionado às interrupções prolongadas. Dados da agência regulador apresentados no encontro, mostram que a Equatorial Goiás possui atualmente o menor percentual de ocorrências com duração superior a 24 horas entre distribuidoras de estados vizinhos e da média nacional.
Acordo estrutural
Os resultados foram apresentados em audiência pública prevista no Acordo Estrutural celebrado entre a Equatorial Goiás e o Ministério Público em 30 de agosto de 2024. O instrumento estabeleceu um conjunto de obrigações voltadas à recuperação do sistema elétrico, investimentos adicionais e iniciativas de interesse coletivo, em contrapartida à suspensão de 28 ações civis públicas que tramitavam contra a concessionária.
Na abertura da audiência, o promotor Márcio Lopes Toledo ressaltou que as demandas judiciais estavam relacionadas, em grande parte, a passivos históricos e problemas estruturais herdados. A proposta do acordo foi justamente substituir a judicialização por uma solução estruturante, baseada em metas, acompanhamento permanente e transparência perante a sociedade.
Além da prestação de contas, a distribuidora apresentou seu planejamento para 2026, que prevê a construção de quatro novas subestações, implantação de sete novas linhas de transmissão, 52 ampliações de subestações, 108 modernizações de unidades existentes e a adição de 292 MVA ao sistema elétrico goiano.
A avaliação apresentada durante a audiência é de que os resultados obtidos até o momento superam as expectativas iniciais do acordo e consolidam a trajetória de recuperação da infraestrutura elétrica de Goiás, aproximando os indicadores de continuidade das metas regulatórias estabelecidas para a concessão.
Para o presidente da Equatorial Goiás, a audiência pública reforça o compromisso da companhia com a transparência e a prestação de contas à sociedade goiana. “Mais do que apresentar números, este é um momento de diálogo e de demonstração concreta dos avanços que estamos construindo em Goiás. Transparência é um valor inegociável para a Equatorial. Temos o compromisso de mostrar à sociedade onde estamos investindo, quais resultados estamos alcançando e quais são os próximos passos dessa transformação que está sendo realizada no sistema elétrico do estado”, destacou.
As ações podem ser acompanhadas pelo Trabalhômetro, ferramenta desenvolvida para ampliar a transparência e permitir que a população acompanhe, em tempo real, a evolução das obras, manutenções e investimentos realizados pela distribuidora em todo o estado: https://trabalhometroequatorialgo.com.br/
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².



