
Reunião também tratou de assuntos como meio ambiente, minerais críticos e o fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e a Europa.
A restrição imposta por países europeus à importação de carne e produtos de origem animal do Brasil foi tema de encontro, em Brasília, de lideranças do PSD como o pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, com representantes dos importadores.
Estavam presentes embaixadores da União Europeia (UE) e da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. São países que não integram a União Europeia, mas que têm mercados de alto poder de compra e forte presença no comércio internacional.
A UE já oficializou uma decisão que vai proibir, a partir de 3 de setembro, a importação dos itens após um documento publicado pelo bloco excluir o Brasil da lista de países que cumprem as regras europeias para uso de antimicrobianos na pecuária.
O setor produtivo brasileiro mostra preocupação porque a medida pode atingir exportações de diversos tipos de carne — como bovina, frango e pescado — a partir das novas exigências sanitárias.
O senador Nelsinho Trad defendeu que o tema seja tratado por meio de “diálogo técnico e diplomático”, a fim de evitar que as regras europeias funcionem como “barreiras comerciais” contra produtos brasileiros.
Por sua vez, o ex-governador e pré candidato a presidente Ronaldo Caiado defendeu a atual política sanitária brasileira e aconselhou cuidado ao setor produtivo. “Pedimos moderação para que não tivesse o veto da exportação da nossa carne bovina, como também de peixe, de aves, ovos e mel. Isso realmente nos preocupa, já que o Brasil tem uma política sanitária extremamente eficiente”, afirmou Caiado.
Além da restrição aos produtos de origem animal brasileiros, a reunião na sede da representação europeia no Brasil também tratou de assuntos como meio ambiente, minerais críticos e o fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e a Europa.



