
Programa do Goiás Social formou mais de 450 idosos de 15 municípios, com curso gratuito de tecnologia; capacitação tem 60 horas e taxa de satisfação de 90,8%
A formatura de mais de 450 pessoas idosas no Programa Cidadão Tech 60+, realizada nesta quarta-feira (11/2) no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reforçou a inclusão digital como política pública do Governo de Goiás. Durante a solenidade, o vice-governador Daniel Vilela comparou a iniciativa a “um novo mundo se abre com informações, com conhecimento e com novas relações”.
Para Daniel, aprender a usar ferramentas digitais com segurança também amplia autonomia e fortalece vínculos. “A tecnologia aproxima famílias, abre canais de comunicação e dá liberdade para cada um resolver a própria vida com mais confiança”, declarou, ao ressaltar o alcance social da ação. “A gente foi muito feliz em promover essa inclusão digital, para que essas pessoas tenham oportunidade e segurança no ambiente virtual”.
Por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa oferece formação presencial de 60 horas, voltada ao uso consciente das tecnologias, acesso a serviços públicos digitais e prevenção a golpes virtuais, com mobilização de participantes a partir do CadÚnico. No evento desta quarta-feira, participaram turmas de 15 municípios. “São pessoas que decidiram provar ao mundo, e a si mesmas, que nunca é tarde para aprender, evoluir e sonhar”, afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Ao apresentar os indicadores do Goiás Tech 60+, o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, informou que a taxa de satisfação chegou a 90,8%. “Mais do que o número, existe uma razão para o programa: percebemos que, além de ensinar tecnologia, estávamos garantindo dignidade”, afirmou. Ainda segundo ele, o Cidadão Tech 60+ somou 1.345 matrículas nos anos de 2024 e 2025, com 36 turmas em 21 municípios. As próximas turmas também vão aprender a lidar com ferramentas de inteligência artificial.
Entre os formandos, a empregada doméstica Maria Eliete dos Santos, 60 anos, de Porteirão, destacou que o curso ajudou a lidar com riscos comuns no celular. “A gente sabe pouco e, por causa da idade, já caímos muito em golpes”, relatou, ao lado do esposo Iolando do Nunes, 63 anos, também formando.
Já Rosa Maria da Silva, 67 anos, técnica de enfermagem aposentada, de Goiânia, ressaltou a ampliação de possibilidades no cotidiano. “A gente aprende a mexer com aplicativos para acompanhar prontuários, filas de cirurgia e exames. Eu pego medicação de alto custo no Juarez Barbosa e consigo acompanhar a renovação do processo. O melhor é a liberdade de não precisar pedir ajuda”.
O prefeito de Porteirão, João Henrique Silva, conhecido como Henrique Porteirão, associou o programa à importância do aprendizado permanente. “Eu fiz minha formatura com 50 anos. Nunca é tarde para aprender mais. Esse curso é muito importante e temos muita gratidão”, disse ao representar os municípios que receberam o curso.
Foto: Rômullo Carvalho e Hegon Correa
Vice-Governadoria – Governo de Goiás


