
Estudos têm demonstrado que ter uma atitude de gratidão vem com uma miríade de benefícios, incluindo uma felicidade duradoura.
A gratidão pode ser uma emoção indescritível. Nossa tendência é ir na direção oposta, sentir que as coisas nunca são tão boas quanto deveriam ser ou como queremos que elas sejam, remoer o passado, ter expectativas para as coisas que estão além de nosso alcance.
Quando um objetivo é atingido, não há sempre outro que precisa ser aproveitado? Stevenson escreveu que a bem-aventurança da condição humana era, precisamente, essa busca sem fim de objetivos.
Sem um certo grau de gratidão, porém, raramente nos encontraremos em paz e raramente ficaremos em repouso.
Despojados de toda gratidão, as pessoas geralmente ficam de mau humor, frustradas, impacientes e temerosas, em um estado de descontentamento perpétuo. Sem gratidão também estamos cegos para as bênçãos da família, o dom da amizade, as maravilhas da natureza e as muitas coisas deliciosas e belas que nos rodeiam.
É por isso que não é de surpreender que muitos estudos tenham descoberto que a gratidão está entre as emoções mais saudáveis e que existem benefícios mentais e físicos de se ter uma atitude de gratidão na vida.
Pesquisas da Northeastern University, por exemplo, descobriram que pessoas com uma maior gratidão diária eram mais pacientes e mais capazes de tomar decisões razoáveis.
Fonte: Aletéia – Nikola Krestonosich