
Em encontro com líderes católicos, governador reafirma parceria institucional com a Igreja
O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta sexta-feira (19/12), com representantes de diferentes dioceses do Estado de Goiás. Durante o encontro, destacou que, ao longo dos sete anos de mandato, teve a oportunidade de construir um governo em parceria com as igrejas e acompanhar de perto o trabalho de recuperação e restauração das igrejas históricas goianas, garantindo que os católicos “entrem hoje nas igrejas e se sintam respeitados, em locais recuperados e preservados”.
O chefe do Executivo goiano lembrou ainda que a primeira obra da sua gestão foi a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá. “A primeira obra minha não foi um hospital ou uma escola, mas o resgate da Igreja Nossa Senhora do Rosário, um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil”, afirmou.
O arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, agradeceu o auxílio estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no âmbito do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, na preservação do patrimônio religioso em Goiás. Para o arcebispo, “é preciso reconhecer que o governo do Estado de Goiás tem, de fato, colaborado nos campos da ação social e cultural. Eu quero destacar o zelo e cuidado que o governo do Estado tem pelas nossas igrejas históricas, que é um patrimônio da igreja católica, mas também de todo o povo goiano”.
Caiado ressaltou, ainda, o compromisso do Estado de Goiás com ações sociais desenvolvidas pelo Goiás Social. “É o maior trabalho social no Brasil. Somos referência, com mais de 90 programas sociais, levando dignidade e emancipação para as pessoas humildes. Goiás também pode comemorar, sendo o estado com menor percentual de extrema pobreza no país”, afirmou.
Daniel Vilela, vice-governador do Estado, reafirmou o compromisso do governo estadual com a manutenção das ações promovidas pela Igreja Católica em Goiás. “O Estado de Goiás foi parceiro em todas as ações de resgate da história, restauração e execução de grandes eventos como o Totus Tuus, ocorrido em maio de 2025 no Serra Dourada”, ressaltou.
Vilela declarou ainda, o desejo em continuar avançando na parceria entre o governo estadual e a Igreja Católica, uma vez que “a igreja tem um papel fundamental na saúde mental e espiritual da nossa sociedade”. “Vamos seguir juntos, se Deus quiser, com uma relação cada vez mais forte por muitos anos”, concluiu.
Fotos: André Saddi, Cristiano Borges e Remisson Sales
Veja todas as fotos no Instagram @allanribeiroo1
Legenda:
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


