Dia das mães com novidades em Campo Alegre
Com tema inédito para o plenário da câmara de vereadores de Campo Alegre de Goiás, realizou-se nesta quinta (10), sessão solene em homenagem ao Dia das Mães, bastante prestigiada pela população campo-alegrense. A sessão foi Presidida pela vereadora Maria de Jesus (PP), única mulher no parlamento e esposa do ex-vereador por 5 mandatos, José Moreira do Vale, disse “sentir-se honrada com a responsabilidade”.
A ideia foi colocada pelo vereador e presidente da casa, Mauricinho da Nita (PSD) em parceria com secretaria de Ação Social e todos os outros parlamentares a aceitaram com alegria.
“Propusemos um momento de congraçamento no parlamento. Ser mãe, um dom admirável, não se resume ao milagre biológico, mas permeia toda mulher que acolhe como seu, outro ser humano”, declamou Mauricinho.
A grande maioria dos cidadãos presentes nunca havia participado de uma assembleia municipal, “… é muito importante estarem aqui e que esta casa estivesse sempre cheia, como está hoje para conhecerem como é a atividade dos vereadores”, destacou a vereadora Maria de Jesus.
Além de reforçar a imagem correta dos políticos, a ‘casa cheia’ vai realçar a representatividade feminina na política e na presidência de uma entidade colegiada.
Maria de Jesus acredita que com a presença feminina mais acentuada na câmara, o trabalho social ganharia maior destaque, fruto do “olhar mais sensível da mulher para este tema”, nas palavras da presidente.
No púlpito, a primeira dama Maria Aparecida (Cidinha), depois dos cumprimentos de praxe deu relevância ao ineditismo da razão da sessão.
A primeira dama aproveitou a data para sugerir parceria com as famílias com o objetivo de abrir caminhos para as mulheres e os jovens na política brasileira.
Chamando a todas as presentes de ‘alicerces da família’, como verdadeiramente o são, deu a exata dimensão das mães no contexto universal e sobre a importância na vida de cada filho e a imensa responsabilidade atribuída a elas. “Não existe uma receita, como se fosse uma de bolo, para as mulheres seguirem, quando se tornam mães, porém existem ingredientes indispensáveis para essa receita: amor, responsabilidade, o carinho e a preocupação com os filhos”, ensinou Cidinha. “A realidade atual nos compele a refletir sobre quê filhos vamos deixar para o mundo”, ponderou Cidinha.
Além do tema, mais uma ação extraordinária da pasta social da prefeitura de Campo Alegre foi a retomada da coordenação da atividade física na praça, aberta para a população e principalmente aos idosos e às mulheres.
Como complemento, após a atividade, os participantes poderão receber mais lazer e entretenimento no lago da cidade. Cidinha anunciou a distribuição de uma lembrancinha para as mães ao final da sessão.
O prefeito ‘Zé’ Antônio agradeceu às mães de Campo Alegre e aludiu aos responsáveis pela ideia e a execução do encontro em homenagem às mães, como uma grande ação e “vamos repeti-lo ano que vem”.
Uma das mães presentes representou todas as outras quanto ao recebimento de flores; para todas, a chance de brindes no sorteio de prêmios .
Apresentações das crianças do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e do Serviço Social de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foram ponto marcante durante o evento.
As crianças envolvidas em ações promovidas pelos órgãos acima, ‘enchem’ os olhos e agradam as mães daqueles que se apresentam em situação de vulnerabilidade social. Balé, violão, flauta doce, apresentações musicais, dança entre outros, executados pelos jovens, fizeram parte do tributo às mães. Dezenas de jovens estão abrigados por estas iniciativas.
Fonte e fotos Fala Goiás