Caiado defende que segurança pública é fundamental para avanço da agropecuária

Governador participou da confraternização anual da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília; parlamentares destacaram legado do movimento ruralista para o crescimento da economia brasileira

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (10/12), da confraternização de encerramento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. Durante o encontro, ele enalteceu o trabalho da entidade na defesa do produtor rural e afirmou que a segurança pública é condição essencial para garantir governabilidade e proteger quem produz no país.

“Ninguém consegue hoje um embate com vocês no parlamento, dentro da Câmara e do Senado. Aqui foram relatadas várias vitórias [da FPA] em 2025 e, vocês podem saber, vocês vão acumulando vitórias porque estão defendendo a única coisa que salva o Brasil. Se não fosse a agropecuária, esse país já tinha sido tomado pelas facções criminosas. Essa é a grande verdade”, frisou Caiado.

Nesse contexto, o governador destacou o papel da segurança pública na defesa do campo. “No momento em que você implanta segurança, o seu Estado cresce como sendo referência na agropecuária como em todos os outros setores, indústria, comércio, na área da pesquisa e em tudo”. “Governabilidade depende de segurança pública. Segurança pública é resgate à soberania e resgate à governabilidade”, afirmou Caiado durante o encontro.

Em Goiás, medidas como a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás têm contribuído para reduzir os índices de criminalidade em propriedades rurais desde 2018, criando um ambiente favorável para o crescimento do setor. Criado em 2019, o batalhão tornou-se uma das principais estruturas de proteção a quem vive e produz no campo.

A unidade especializada alcançou 142 mil propriedades rurais cadastradas e ampliou a presença policial em todas as regiões do estado. O reforço nas ações reduziu em 83% os roubos e em 42% os furtos em áreas rurais no comparativo 2018/2025. Com patrulhamento constante, monitoramento georreferenciado e resposta mais rápida às ocorrências, o Batalhão fortalece a segurança no campo e garante mais tranquilidade para o produtor desenvolver sua atividade.

Movimento ruralista
Durante o seu discurso, o governador fez uma retrospectiva da construção do movimento ruralista no Brasil e ressaltou a evolução da FPA como instância de defesa técnica e política do campo. Caiado relembrou a criação da União Democrática Ruralista (UDR) há quatro décadas e destacou que a organização ajudou a consolidar a defesa do direito de propriedade e a articulação política do setor. “Há 40 anos começamos esse processo, não era partido, era uma entidade mantida pelos produtores e ali se firmou a luta pelo direito de propriedade”, frisou.

O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion, reforçou o vínculo histórico com Caiado e atribuiu a ele papel central na formação da bancada ruralista. “Caiado é um dos responsáveis pela existência da bancada ruralista. Na década de 80, rodou o Brasil defendendo o direito de propriedade, criou a UDR e ajudou a consolidar nossa representação em Brasília”, ressaltou Lupion.

Fotos: Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21387