Governo de Goiás entrega unidade digital do HGG e amplia acesso à telessaúde

Novo espaço para consultas remotas possibilita mais conforto aos pacientes de doenças crônicas. Atendimento será feito por equipe do HGG

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), inaugurou nesta sexta-feira (5/12) o HGG Digital, espaço que integra tecnologia e atendimento remoto. A unidade vai funcionar no antigo prédio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), no Setor Aeroporto. Além de consultórios para atendimento remoto, o HGG Digital abriga as Centrais de Relacionamento do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e Hemocentro Coordenador.

Dados da SES apontam que cerca de 14% dos pacientes de diferentes municípios que fazem tratamento no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi não comparecem às consultas de retorno devido ao custo das passagens e às dificuldades de deslocamento. Durante a inauguração do HGG Digital, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, acentuou que a nova unidade vai reduzir a ausência dos pacientes, assegurando a continuidade do tratamento.

Rasível Santos destacou que a inauguração do HGG Digital marca um avanço histórico na rede pública de saúde em Goiás. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo distâncias e garantindo que cada cidadão tenha a oportunidade de receber atendimento especializado com conforto e segurança. Esse é um passo importante na modernização dos serviços de saúde, que reafirma nosso compromisso com a inovação, com a humanização do cuidado e com a melhoria contínua da assistência oferecida à população”, disse.

Ampliação do atendimento
Com a abertura da nova unidade, o HGG passa a oferecer Serviço de Telessaúde estruturado especialmente para ampliar o acesso dos pacientes às consultas com médicos e servidores multiprofissionais, por meio de videochamadas. A novidade permite que o usuário seja atendido sem precisar sair de casa, garantindo mais conforto, agilidade e continuidade do cuidado.

O paciente será acessado por meio do whatsapp e direcionado à consulta realizada por vídeo, voz ou chat. O espaço conta com seis consultórios modernos, desenvolvidos para atendimentos remotos e equipados com recursos tecnológicos que asseguram qualidade e segurança nas interações entre profissionais e pacientes.

O diretor técnico do HGG, Marcelo Rabahi, informa que, neste início, os atendimentos serão ofertados por médicos especialistas em cuidados paliativos, geriatria, transplante renal, nefrologia, reumatologia e atendimentos com a equipe multiprofissional. “Nosso objetivo é ampliar o número de atendimentos para mais especialidades. Com este novo serviço, ampliamos nossa presença em todo o estado e garantimos que o cuidado chegue a quem precisa, mesmo à distância”, afirmou o diretor técnico.

Além da telessaúde, o HGG Digital também abriga a Central de Relacionamentos, serviço essencial que realiza acolhimento, orientações e agendamentos por telefone e WhatsApp. A central, agora ampliada, reúne também agentes do Hemocentro Coordenador, responsáveis por convocar doadores de sangue e fortalecer a rede de atendimento em saúde.

O secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio, destaca que a estruturação do HGG Digital insere ainda mais o hospital na era da modernidade com foco na humanização do atendimento. “Os pacientes crônicos do HGG permanecem em tratamento por muitos anos. Obviamente, eles não precisam vir em todas as consultas. Na prática, o HGG Digital poupa tempo e dinheiro e possibilita o conforto do paciente”, sublinha.

Foto: SES

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21332