
Governador foi convidado de audiência pública na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição
O governador Ronaldo Caiado voltou a criticar, nesta terça-feira (2/12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública enviada ao Congresso Nacional pelo governo federal. Convidado para participar de uma audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados, o chefe do Executivo goiano reforçou a posição contrária à medida e alertou para o risco de esvaziamento da autonomia dos estados na condução das políticas de segurança.
“Essa emenda diz que agora as diretrizes gerais não serão mais dos governadores. Sabemos que as diretrizes gerais do governo federal prevalecem sobre as diretrizes nos estados. Isso tira as prerrogativas dos governadores”, afirmou. “Eu usufruo do direito concorrente. Em Goiás meus policiais não usam câmeras nos uniformes; faccionado não tem visita íntima nem conversas com advogados que não sejam gravadas. Tenho uma corregedoria austera e nunca aceitei milícia e hoje, somos o estado mais seguro do Brasil”, acrescentou.
Caiado pediu apoio do Congresso Nacional para barrar pontos da PEC. “Precisamos que o Congresso nos auxilie nessa PEC mais do que nunca. E dê aos governadores aquilo que é direito, que a Constituição nos garante”, comentou. O debate foi convocado pela comissão especial responsável por analisar a PEC 18/25 a pedido do relator do projeto, o deputado federal Mendonça Filho.
Falta de repasses
Durante a audiência, o governador também lamentou a forma como a União tem distribuído recursos aos estados, afirmando que critérios políticos têm penalizado governadores que não são alinhados à esquerda e, consequentemente, atingindo o cidadão. “Para penitenciárias, recebi R$ 1 milhão [do governo federal] e investi R$ 340 milhões em construção de penitenciárias”, citou.
Apesar da falta de apoio financeiro da União, Caiado destacou os avanços conquistados em Goiás nos últimos sete anos, com investimentos em inteligência, integração das forças, construção e controle de presídios que fizeram do estado referência nacional. “Não há governabilidade sem segurança pública”, enfatizou.
Também convidado para debater o tema, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas compartilhou experiências do estado, bem como as preocupações com a PEC e a esperança no trabalho da Comissão Especial que debate o tema. “Os brasileiros têm a segurança pública como principal problema. E esse problema tem sido enfrentado nos estados. Meu caro Ronaldo Caiado tem feito um grande trabalho no estado de Goiás. É uma pessoa que eu admiro muito. Tem feito trabalho com rigor. Nós não nos furtamos a entrar em territórios dominados por facções”, disse.
Fotos: Júnior Guimarães
Legenda: Caiado critica PEC da Segurança em audiência pública na Câmara dos Deputados
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


