
Quem não emitir o primeiro documento ou esquecer de fazer o recadastramento biométrico até a data estipulada ficará sem votar este ano.
Publicidade
Os eleitores têm até o próximo dia 9 de maio para regularizar a situação do título e poder votar nas eleições deste ano, em outubro. Quem perder o prazo não poderá ajudar a eleger seu candidato este ano.
Até a data estipulada, será possível regularizar questões como título cancelado, expedir o primeiro título, fazer transferência de cidade ou local de votação, pagar multa por não ter votado nas últimas eleições ou o próprio recadastramento biométrico. De acordo com o TRE-GO, todas as 246 cidades do Estado já implantaram o sistema.
O eleitor que não regularizar seu título está sujeito à diversas penalidades como, por exemplo, não poder obter a certidão de quitação eleitoral; não obter passaporte ou carteira de identidade; não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.
Além disso, fica proibido participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.