Estamos vivendo uma época onde é extremamente necessário a economia de energia elétrica, sobretudo por dois motivos, financeiro e ecológico. Por essa razão o blog solicitou ao diretor da empresa Elétrica Rennovar, Eduardo Cruvinel, que elaborasse orientações para auxiliar as pessoas nessa empreitada.
Publicidade
Dicas de economia
Dica 1 – troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de Led, o consumo dessas lâmpadas incandescentes e fluorescentes são maiores, consequentemente o preço pago com este consumo também, além de produzirem uma luminosidade menor quando se trata de mesma potência.
Dica 2 – chuveiro Elétrico, ao usar o chuveiro Elétrico opte por tomar banhos menos demorados, porque além de economizar na energia elétrica, também poupará o consumo de água.
Dica 3 – aparelhos ou equipamentos que ficam em standby, continuam a consumir energia, portanto ao desligar os equipamentos retire-os das tomadas.
Dica 4 – maquina de lavar, maquina de lavar louça, ferro de passar roupa, deixe acumular o máximo que puder para evitar ficar ligando e desligando estes equipamentos para poucos volumes.
Dica 5 – em áreas ou garagens usar algumas telhas de vidro , procure utilizar cores claras nas paredes, e se possível tenha janelas que permitam entrar bastante luz do dia, afim de iluminar bastante o ambiente, evitando gastos de energia durante o dia.
Dica 6 – aquisição de aparelhos elétricos, é muito comum as pessoas comprarem uma geladeira ou um ar condicionado, pensando somente no preço do produto, lembre-se de levar em consideração também o consumo de energia elétrica e opte por aparelhos com bom preço e baixo consumo de energia; o famoso custo benefício, verifique sempre no Inmetro as classificações mais adequadas ao tipo de aparelhos que deseja adquirir.
Dica 7 – você sabia que hoje em dia, muitos já utilizam painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, abatendo o seu consumo em mais de 90%, e também sistemas de aquecimento de água, evitando assim o uso da resistência do chuveiro e consequentemente o baixo consumo de energia elétrica, o governo aos poucos vem incentivando o uso destes sistemas, que tem grande potêncial para suprir o consumo de inúmeras famílias, alguns afirmam que o custo dessas placas fotovoltaicas são relativamente caras, mas no passado sim, hoje está mais acessível, tendo em vista um nível maior de concorrência além disso é um custo que se trata de um investimento e poderá atender muito bem em períodos de escassez, por isso hoje em dia é possível encontrar sistemas fotovoltaicose aquecedores em inúmeras residências.
Eduardo Cruvinel