Maior parte é abastecida pela rede geral de distribuição e recebe água todos os dias. Na região Sul, quase 100% dos domicílios têm acesso diário à água.
Publicidade
Mais de 97% dos lares brasileiros têm acesso à água canalizada, o que corresponde a cerca de 67,3 milhões de domicílios. Desse total, mais de 85% – ou 57,7 milhões de lares – recebem abastecimento pela rede geral de distribuição. O outro percentual utiliza fontes alternativas, como poços artesianos, nascentes, carros-pipa, cisternas etc.
Água todos os dias
Desses 57,7 milhões ligados à rede geral de distribuição, mais de 87% contam com acesso à água potável todos os dias, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O maior percentual de pessoas com acesso diário ao abastecimento fica na região Sul, onde mais de 98% da população é contemplada.
Avanços
O avanço ao longo dos anos é evidente: a evolução da cobertura de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para a população urbana no Brasil cresceu desde a década de 1960. Entre 2000 e 2010, ocorreu um incremento de 5,03% no abastecimento de água e de 8,21% no esgotamento sanitário.
Da natureza até você
O serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição consiste em etapas. Confira, abaixo, como funcionam as redes que levam água aos lares brasileiros:
Captação:
Consiste na retirada de água bruta da natureza
Tratamento
Nesta fase, a qualidade da água passa por adequação para consumo e uso doméstico
Distribuição
Uma rede de distribuição leva a água da estação de tratamento até os lares