Últimos dias: goianos ainda podem se inscrever no Edital Ecoar até este domingo (28)

Formação gratuita em projetos criativos, bolsas de incentivo e premiação em dinheiro para melhores do Estado

Goianos ainda têm tempo para garantir uma vaga no Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio da co.liga, escola digital e gratuita de cultura, tecnologia e economia criativa. As inscrições, que terminariam no dia 14 de setembro, foram prorrogadas e agora seguem até domingo, dia 28 de setembro.

O programa oferece formação prática e gratuita para quem deseja aprender a elaborar projetos criativos, da escrita à execução, e está aberto a pessoas de 18 a 59 anos que residam em Goiás ou em um dos outros seis estados onde o Grupo Equatorial atua (Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul).

No Estado, a iniciativa conta com a parceria da Casa de Cultura da Juventude de Goiás, que vai apoiar os participantes ao longo do processo. A proposta é valorizar identidades e vocações locais, oferecendo ferramentas que vão desde a criação de narrativas de impacto até a elaboração de orçamentos e estratégias de mobilização.

“Acreditamos que oportunidades mudam histórias. Ao lado da Fundação Roberto Marinho e da co.liga, queremos ampliar horizontes e fortalecer talentos goianos. Esta é uma chance para jovens e adultos se conectarem à economia criativa e transformarem suas comunidades por meio da cultura e do empreendedorismo”, afirma a coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali.

Como funciona o processo

Na primeira fase, todos os inscritos terão acesso a uma formação digital e gratuita da co.liga, abordando temas como democratização da cultura, comunicação antirracista e escrita de projetos culturais. Em seguida, os participantes deverão apresentar um pré-projeto cultural, e 30 propostas goianas serão selecionadas para avançar.

Na segunda fase, os selecionados receberão bolsas de incentivo, mentorias especializadas e acesso ao curso “Gerenciando Negócios na Economia Criativa”, que prepara para a atuação prática no setor. Os projetos concluídos serão avaliados por uma banca, que escolherá os três melhores de Goiás, que receberão premiação em dinheiro e destaque em um evento nacional.

“A parceria com o Instituto Equatorial fortalece nossa atuação nos territórios. Projetos criativos são portas de entrada para quem quer construir caminhos no campo da cultura, e em Goiás não será diferente”, destaca Janaína.

Prioridade e diversidade

O edital reafirma o compromisso com a inclusão: terão prioridade no processo seletivo pessoas negras, indígenas, mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.

Cronograma atualizado do edital
Inscrições: até 28/09/2025
Formação da 1ª fase: 17/09 a 10/11/2025
Envio dos pré-projetos: 24/11 a 14/12/2025
Formação da 2ª fase: 05 a 23/01/2026
Envio dos projetos finalizados: 26/01 a 08/02/2026
Resultado final: 23/02/2026
Mais informações e inscrições no site: www.coliga.digital

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas em 237 municípios, cobrindo 98,7% do território estadual, o que corresponde a uma área de 336.871 km².

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20599