
Equipe da Setasc/MT visita Agehab para conhecer o modelo goiano de casas a custo zero e trocar experiências sobre seleção de famílias e acompanhamento pós-obra
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), recebeu uma comitiva do Governo do Mato Grosso para conhecer programas habitacionais goianos. Os representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT) foram recebidos na sede da Agência, no Setor Aeroporto, em Goiânia.
O objetivo da visita foi conhecer de perto os programas habitacionais desenvolvidos em Goiás, referência nacional em políticas públicas para o setor. Mato Grosso já possui um programa similar ao de casas a custo zero chamado Ser Família Habitação, mas o órgão reconhece a necessidade de avançar ainda mais na consolidação e aprimoramento de algumas etapas do processo.
“O principal interesse da equipe de Mato Grosso foi conhecer o processo seletivo das famílias e o acompanhamento no pós-obra. Essa troca de experiências fortalece a construção de soluções habitacionais de qualidade e contribui para o avanço das políticas públicas em todo o país, em um trabalho realizado pelo governador Ronaldo Caiado e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado”, destaca o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Compareceram à Agehab a gerente de Habitação da Setasc/MT, Simone Garcia, e a técnica administrativa, Cláudia Medeiros. Elas foram recebidas pelos diretores da Agehab, Ricardo Barbosa e Sirlei da Guia, e pela secretária executiva, Gilsa Eva, além dos gerentes das respectivas áreas de interesse.
A equipe da Agehab acompanhou a comitiva em uma visita às obras de casas a custo zero, em São Francisco de Goiás. Para a gerente de Habitação da Setasc/MT, o que mais chamou a atenção foi a qualidade da obra, que utilizou bons materiais e até energia solar. Outro ponto que ela destacou foi a forma de atuação da equipe da Agência. “A Agehab possui vários setores, que atuam conjuntamente, como habitação, aluguel social e engenharia; todos voltados para a política pública habitacional”, citou.
Fotos: Agehab
Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás