
Parte de um viaduto desabou na região central de Brasília, por volta do meio-dia desta terça-feira (6), sobre quatro carros que estavam estacionados em uma via localizada ao lado da Galeria dos Estados, tradicional centro comercial da capital federal, que funciona embaixo da estrutura do viaduto do Eixão Sul. Segundo a Polícia Militar não há vítimas, mas buscas continuam sendo feitas.
A parte que desabou corresponde à metade das três faixas do sentido sul da via, considerada a principal via expressa de Brasília, que liga as asas Norte e Sul, passando pelo Eixo Monumental, onde fica a Esplanada dos Ministérios. O incidente aconteceu a um quilômetro da Rodoviária do Plano Piloto.
Os dois sentidos da via foram interditados no trecho afetado. Para os motoristas que tinham o Eixão como trajeto, o Detran-DF indica como vias alternativas os Eixos W e L, e informa que as vias L2, L4 Sul e W3 são opções melhores por causa do fluxo de veículos.
A estrutura desabou também sobre parte de um restaurante. Imagens áreas mostram mesas e cadeiras expostas. Rachaduras também podem ser vistas na estrutura que restou.
Em inspeção no local minutos depois do incidente, o governador e pré-candidato à reeleição, Rodrigo Rolemberg (PSB), admitiu em uma rápida entrevista coletiva que o viaduto que caiu parcialmente hoje não havia passado por trabalhos de manutenção e reforço recentemente – diferentemente de outros viadutos centrais da cidade.
“Infelizmente, esse não tinha recebido manutenção”, afirmou o governador. “São viadutos antigos, desde o início do governo nós fizemos o reforço das estruturas de seis viadutos, mas este não”. “Brasília é uma cidade que está envelhecendo”, concluiu o governador.
Após dar as declarações, Rolemberg foi vaiado ao deixar o local.
“Não há vítimas e isso é muito positivo; vamos avaliar para recuperar a estrutura e para que ela possa estar disponível o mais rápido possível”, afirmou. “Do ponto de vista técnico, tudo que puder ser feito para recuperar o local, será feito”, definiu.
Rolemberg não explicou, no entanto, por que o viaduto no Eixão não foi contemplado nas ações de manutenção e reforço.
“Aparentemente há problemas na estrutura”
Segundo a presidente do Crea-DF, Fátima Có, é preciso esperar que a perícia seja concluída no local, mas que aparentemente há problemas na estrutura. “Vamos ter que aguardar a perícia, mas a gente sente que há problemas. Alguns carros ainda estão embaixo na parte que não foi atingida e não foi permitido ninguém entrar para tirar o seu carro”, afirmou em entrevista à Band News.
Có diz ainda que o desabamento vai causar muito transtorno até que o viaduto passe por novas obras, já que a via fica no coração de Brasília. “É no coração de Brasília, passam muitos carros, gente. Não saberia dizer como vai ser toda essa logística, principalmente porque vai afeitar o Eixo Rodoviário. Vai caber às autoridades estudar essa logística”, disse.
Ao UOL, Có disse que a entidade pretende fazer um levantamento de viadutos semelhantes que possam ser instáveis. “Vamos levantar todas essas áreas, não para alardear a população, mas para aproveitar esse momento e mostrar a questão”, disse. “Brasília começa a ser uma cidade que já passa dos 50 anos. Ainda não há o hábito de cuidar de prédios e estruturas antigos por ser uma cidade relativamente nova”, disse.
O diretor geral do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) do DF, Henrique Luduvice, afirmou que será feito o escoramento do viaduto e que o trânsito permanecerá desviado. “A ideia é que possamos fazer todo o desvio do tráfego, nisso a área de trânsito já está operando, e posterior vamos ver como agimos em relação ao viaduto. Porque a avaliação e análise da estrutura é o que vão determinar o que devemos fazer”, disse.
Em entrevista à BandNews FM, o chefe da comunicação da Polícia Militar no DF, major Michello Bueno, afirmou que agora a prioridade nos trabalhos é isolar o local, desviar o trânsito para vias alternativas. “Tinha comércio aberto, até restaurante, já que [o acidente] foi bem próximo da hora almoço, mas, a princípio, não localizamos nenhuma vítima”, disse Bueno.
“A PM chegou logo em seguida ao desabamento, isolou o local e iniciou os trabalhos de busca. Toda a PM e os bombeiros estão empenhados na situação, com cães farejadores”, reforçou. Ainda conforme o major, “a estrutura toda ficou abalada”. Equipes técnicas estão no local para avaliar as causas do incidente.
O governo do DF informou que equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros avaliam se há comprometimento também do trecho que não caiu do viaduto. O Detran utilizou um drone para sobrevoar a área da queda do viaduto. O equipamento fez imagens do concreto repartido e da pista do Eixão Sul.