
Festa religiosa, que chega à 275ª edição, é a terceira maior do estado e atrai milhares de fiéis ao Norte de Goiás
O vice-governador Daniel Vilela participou, neste sábado (5/7), da Romaria de Nossa Senhora da Penha, em Guarinos, no Norte goiano. A celebração, que neste ano completa 275 anos de história, é considerada a terceira maior festa religiosa do estado e reúne milhares de fiéis vindos de todas as regiões de Goiás.
“Essa é uma das maiores, mais importantes e antigas romarias do nosso Estado”, disse o vice-governador sobre a tradição do evento religioso. Vilela, que no ato representou o governador Ronaldo Caiado, classificou a festa como um momento de expressar a fé. “É um local sagrado, abençoado, e estamos sempre presentes, trazendo a representação institucional do Estado e ouvindo os romeiros”, completou Vilela.
Realizada desde 27 de junho, a programação segue até segunda-feira (8/7), com celebrações, procissões, novenas, a tradicional missa campal e procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, conduzida por comitivas de muladeiros, cavaleiros e carreiros. A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Penha, sob reitoria do padre Fábio Pereira, é o centro das celebrações religiosas da festividade.
Durante a missa, o padre Fábio abençoou todos os presentes e falou sobre a conduta que a população espera de lideranças e figuras públicas. “Precisamos sempre viver na graça de Deus, porque o povo precisa de homens e mulheres de bem, que trabalhem em prol da comunidade. O povo precisa da graça de Deus, e se Ele nos coloca à frente, é porque temos capacidade para isso”, comentou.
Neste ano são esperadas cerca de 100 mil pessoas na Romaria, entre elas mais de 30 comitivas que percorrem longas distâncias até Guarinos em sinal de manifestação de devoção. “Que sejam todos bem-vindos! Nossa cidade está de braços abertos para receber toda a população, todos os devotos”, cumprimentou o prefeito da cidade, Jjunio Barbosa.
Foto: Lucas Diener
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás