Caiado defende política rigorosa contra tráfico de drogas no XIII Fórum de Lisboa

Durante o painel “Política de Drogas: Entre Segurança e Saúde Pública”, no XIII Fórum de Lisboa, nesta quarta-feira (2/7), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reafirmou sua defesa por uma atuação firme e coordenada do Estado contra as facções criminosas, principais responsáveis pelo avanço do tráfico de drogas e pelo aliciamento de jovens no Brasil.

Com base em sua experiência como médico e gestor, Caiado alertou sobre o que chamou de “complacência” com as drogas, fenômeno que, segundo ele, impulsiona a produção, o consumo e a consolidação do crime organizado. “Sou 100% contra a descriminalização das drogas. Não podemos permitir que o tráfico continue dominando territórios e formando novas gerações dentro de uma lógica criminosa”, enfatizou.

O governador citou casos críticos no Rio de Janeiro, na região amazônica e o crescimento de facções brasileiras na América Latina e na Europa. “Quando o crime toma conta de uma comunidade, o Estado Democrático de Direito deixa de existir. É substituído por uma espécie de Estado paralelo”, pontuou.

Caiado destacou que, em Goiás, o enfrentamento ao tráfico é feito de forma integrada, aliando ações de segurança pública a investimentos em educação de qualidade e políticas sociais. “É a desesperança que leva os jovens a caírem no mundo das drogas”, afirmou.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, também participou do debate e corroborou o posicionamento do governador. Segundo ele, a territorialização do tráfico é um dos maiores obstáculos enfrentados hoje no país. “Muitos traficantes começaram como usuários, aliciados desde cedo para atuar nesse ecossistema criminoso”, disse.

Resultados em Goiás

Caiado apresentou números que refletem os impactos positivos das políticas adotadas em seu governo. Segundo ele, o número de jovens internados em centros socioeducativos no estado caiu de 1.073 para 178 em seis anos — uma redução de 83%. “Esses jovens estavam sob influência direta do narcotráfico. Quando o Estado assume seu papel, o ciclo da violência é quebrado”, completou.

Sobre o Fórum

O Fórum de Lisboa é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e Fundação Getulio Vargas (FGV). O evento reúne autoridades, juristas, acadêmicos e gestores públicos para discutir desafios comuns entre Brasil e Europa, sob diferentes abordagens jurídicas e sociais.

Nesta edição, que acontece de 2 a 4 de julho na Cidade Universitária de Lisboa, Caiado dividiu o painel com nomes como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti Cruz; o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello; a professora do IDP, Monique de Siqueira Carvalho; e o diretor-geral do SICAD de Portugal, João Goulão.

Fotos: Alexandre Parrode

:
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19667