
Abadia de Goiás recebe edição do Goiás Social de sexta a domingo; na abertura, vice-governador destacou importância dos serviços gratuitos à população
O vice-governador Daniel Vilela participou da abertura da edição do Goiás Social em Abadia de Goiás, nesta sexta-feira (9/5), reforçando o compromisso do Estado com a promoção da cidadania. Realizada no Estádio Municipal Divino Cardoso Lourenço, a ação oferece atendimentos gratuitos em saúde, assistência jurídica, qualificação profissional e emissão de documentos. A programação segue até domingo (11/05).
Na ocasião, ele destacou a atuação da primeira-dama Gracinha Caiado, que lidera as ações de promoção social no Estado, que se tornou referência nacional na área, com ações integradas e contínuas. “Goiás é o estado que mais tem retirado famílias da condição de extrema pobreza no Brasil. E não é simplesmente tirando mediante programas sociais. É encontrando mecanismos de dignidade, para que as pessoas possam produzir o seu sustento e encontrar um caminho para empreender”, afirmou o vice-governador, que também frisou o compromisso da gestão de Ronaldo Caiado. “Isso só é possível com o apoio do nosso governador, o mais bem avaliado do país”, pontuou.
Para o prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva, a ação leva cidadania diretamente à população local. “Nenhum estado tem esses programas sociais que Goiás tem. Nenhum dá casa a custo zero, nenhum garante bolsa universitária, aluguel social e tantos outros benefícios como este”, afirmou.
Abadia de Goiás tem recebido importantes investimentos do Governo Estadual. Somente na área habitacional, estão em construção 42 moradias do programa Casa a Custo Zero, com valor superior a R$ 5,3 milhões. A cidade também já recebeu 313 cartões do Aluguel Social e 155 escrituras de regularização fundiária.
Na educação, os aportes superam R$ 13 milhões, com destaque para as bolsas do programa Aprendiz do Futuro e distribuição de cestas básicas e brinquedos por meio das campanhas da OVG. Já na infraestrutura, as melhorias incluem a pavimentação da GO-469 e investimentos por meio do Goiás em Movimento e das Patrulhas Mecânicas Regionais.
A iniciativa também promove atividades recreativas, orientação para mulheres vítimas de violência, linhas de crédito para pequenos empreendedores e matrículas em cursos da Rede Cotec e da Escola do Futuro.
Benefícios sociais
Uma das atendidas neste primeiro dia de evento foi Amanda Carvalho da Silva, que tem quatro filhos, sendo dois autistas. “É muito difícil, pois as crianças precisam de muitas coisas, tenho muitos gastos. É importante vir aqui”, afirmou.
Maria Deusuléia Medeiro da Cruz, desempregada e mãe de 9 filhos, também foi buscar informações e inscrição nos programas de assistência social. Natural do interior do Pará, ela chegou a Goiás há pouco tempo com a família, em busca de melhor qualidade de vida. “É muito importante esses serviços para ajudar nossa família”.
Durante o evento, foram entregues cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade, Goiás por Elas e Aluguel Social, além de benefícios da OVG, como cadeiras de rodas, fraldas, kits para bebês e doação de óculos. Também foram oferecidos atendimentos oftalmológicos, exames de saúde, orientação jurídica, mediação e serviços do Vapt Vupt, Polícia Civil e Tribunal de Justiça.
Foto: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governo de Goiás