Gente Que Faz – Especial de Abril: Eliana Pimenta Pacheco

Nesta edição especial, o Blog do Alan Ribeiro presta uma merecida homenagem a uma mulher cuja trajetória é marcada pela dedicação ao próximo, pelo amor em servir e pelo compromisso com a transformação social: Eliana Pimenta Pacheco.

Nascida em 18 de novembro de 1963, em uma fazenda no município de Urutaí (GO), Eliana é filha de Aldemir Pimenta (in memoriam) e Aguecir Gonçalves Pimenta. Aos 12 anos, mudou-se com a família para Ipameri, onde começaria a trilhar o caminho de serviço e afeto à comunidade.

Desde cedo, demonstrou paixão por aprender e ensinar. Desenvolveu múltiplos talentos: bordado, costura, pintura e a tradicional arte de fazer quitandas. Foi assim que nasceu a reconhecida biscoitaria Biscoitinho da Vovó, que conquistou gerações com seu sabor inconfundível e carinho artesanal.

Delícias da vovó, feitos com dedicação

No entanto, seu maior dom sempre foi o de cuidar de pessoas. Atuou como voluntária em hospitais, asilos e projetos sociais, como a distribuição de sopas para famílias carentes. Trabalhou por anos como monitora na Escola Dina e, ao lado do esposo Jânio Pacheco, construiu uma linda família com os filhos Marnnen, Laianne e Brunna, quatro netos — Eduarda Vitória, João Pedro, Isadora — e o bisneto Leonel.

Eliana Pimenta Pacheco e seu esposo Jânio Pacheco

Morou na fazenda da usina hidrelétrica no km 127, na Vila Pacheco, e posteriormente retornou a Ipameri, onde se dedicou com afinco ao trabalho com a terceira idade, na área da assistência social. Mesmo após se desligar oficialmente da função, continuou por quase seis anos como voluntária, em parceria com o Rotary Club, reafirmando seu compromisso com os idosos e com os mais necessitados.

Eliana e seus filhos a direita Laianne e Brunna e a esquerda Marnnen

Com expressiva votação, foi eleita conselheira tutelar, recebendo 1.049 votos — um reflexo do reconhecimento popular pelo seu trabalho ético e humano. Atualmente, cursa Serviço Social pela Faculdade Faveni e exerce, pela segunda vez, a função de Primeira-Dama e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania de Ipameri.

À frente da pasta, Eliana tem promovido ações transformadoras que impactam positivamente a vida de inúmeras famílias ipamerinas, com empatia, sensibilidade e espírito de liderança.

Eliane demostrando seu carinho verdadeiro pelas pessoas

Eliana Pimenta Pacheco é muito mais do que um nome: é sinônimo de solidariedade, coragem, dedicação e exemplo. Uma mulher que inspira e transforma, com gestos simples e grandiosos, a realidade à sua volta.

Pelos motivos aqui descritos, o Blog do Alan Ribeiro tem a honra de conceder a Eliana Pimenta Pacheco o Título de Gente Que Faz – Abril de 2025.

Parabéns, Eliana, pelo seu incansável trabalho e por fazer a diferença na vida de tantos. Você é, sem dúvida, Gente Que Faz!

Imagens: Laianne Pacheco

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18915