“Prefeitos precisam ser parceiros, não subordinados”, afirma Daniel Vilela na diplomação da nova diretoria da FGM

Vice-governador defende respeito institucional e parceria sem burocracia com os municípios; nova gestão da federação comandará entidade até 2029

Durante a cerimônia de diplomação da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM), realizada na tarde desta quinta-feira (24/04), o vice-governador Daniel Vilela defendeu o atual modelo de relação entre o Estado e as prefeituras, baseado na confiança, no diálogo e na cooperação. Em discurso destacou que a gestão de Ronaldo Caiado encerrou práticas de pressão e retaliação contra prefeitos, adotando uma postura de parceria efetiva e desburocratizada.

“O Governo do Estado não tem uma relação de imposição e cobrança, que muitos prefeitos antes tinham receio e sofriam com medo de retaliação. Os prefeitos eram pressionados, mas não recebiam contrapartida quando apoiavam. Antes, o governo lançava programas, assinava convênios, e só mandavam parte do dinheiro, ficava para a prefeitura processo e problemas”.

Segundo o vice-governador ressaltou, a gestão atual mantém um formato de parceria diferente e melhor para a qualidade de vida do povo goiano. “Hoje, a responsabilidade burocrática não recai mais sobre os municípios. O Estado vai até lá, executa a obra e entrega. O papel do prefeito volta a ser o de cuidar das pessoas, e não de responder por processos que não gerou”, afirmou Daniel. Ainda de acordo com ele, as parcerias com municípios têm dado resultados e deve se aprofundar com a ampliação de programas como o de casas a custo zero, recapeamento urbano, transporte escolar, assistência social e, agora, a substituição de pontes de madeira por estruturas modernas em estradas vicinais, com execução direta pela Goinfra.

A posse de Paulo Vitor Avelar (MDB), prefeito de Jaraguá, marcou o início de uma nova gestão à frente da FGM para o período de 2025 a 2029. A cerimônia também homenageou Maguito Vilela, pai de Daniel, falecido em 2021. “Meu pai foi vereador, deputado, governador e senador, mas sempre dizia que a maior realização de sua vida pública foi ser prefeito. Ele sabia, como vocês sabem, que o prefeito é quem escuta primeiro a demanda do cidadão”, disse Daniel.

Deixando a presidência da entidade, Haroldo Naves também falou sobre a homenagem ao pai de Daniel. “Foi um privilégio trabalhar com Maguito Vilela no início da minha vida pública. Ele foi um grande líder político e um grande municipalista. Não há um município no estado de Goiás que não tenha uma obra encampada por ele”.

Reconhecimento e continuidade

Ao elogiar a gestão de Haroldo Naves, o novo dirigente da FGM reafirmou o compromisso com a continuidade das ações e o fortalecimento do municipalismo. “Vamos trabalhar com responsabilidade, humildade e união. A mesma alegria que Haroldo sente hoje, queremos sentir daqui a quatro anos”, disse Paulo Vitor.

Foto: André Costa

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18851