
Outdoors com imagens do Cerrado em chamas e simulações de fumaça foram utilizados para alertar a população sobre os riscos das queimadas e conscientizar sobre a gravidade do problema
Uma estratégia do Governo de Goiás para atrair atenção e alertar sobre o perigo das queimadas no cerrado foi reconhecida em um dos mais importantes prêmios do mercado publicitário brasileiro. O Colunistas 2025 Brasília selecionou a ação intitulada “Front Fire” como a melhor campanha em duas categorias: Aproveitamento de Mídia Exterior e Produtos e Serviços Públicos. A entrega da premiação será realizada em maio, na capital federal.
Planejada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e desenvolvida pela agência Propeg, a campanha utilizou recursos tecnológicos para simular o fogo consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara, com impressão realista da destruição provocada pelos incêndios. Nas imagens segue uma mensagem de alerta que diz “incêndios florestais destroem o cerrado e quem vive nele. Ligue 193 e denuncie”.
“A comunicação pública precisa ser criativa para ser eficaz. Com essa campanha, o Governo de Goiás mostrou que, com inovação e sensibilidade, é possível provocar reflexão e mobilizar a sociedade em torno de causas urgentes”, destacou Gean Carvalho, secretário de Estado de Comunicação.
Os painéis de outdoor foram confeccionados com acabamento em verniz texturizado, criando um efeito tridimensional com as cores preta e amarela. Durante o dia, difusores com gelo seco simulavam a fumaça que se espalhava pela imagem, e à noite, luzes especiais realçavam a cena, potencializando o efeito dramático da destruição. A iniciativa foi executada em 2024, durante o período de estiagem, quando há um aumento no número de incêndios.
Com a campanha, o Estado buscou reforçar o compromisso com a preservação ambiental e o uso criativo de tecnologias para conscientização social. O Prêmio Colunistas foi criado em 1968 com o objetivo de reconhecer a excelência criativa nas áreas de publicidade, propaganda, marketing promocional, design, mídia impressa e digital, entre outras formas de comunicação. O júri é formado por profissionais de renome e entidades representativas do mercado.
Fotos e vídeo: Agência Propeg/Governo de Goiás
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás