TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Aberta oficialmente nesta terça-feira (22/4), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se torna marco da valorização das múltiplas linguagens artísticas e do fortalecimento da identidade e protagonismo das comunidades do norte de Goiás

O espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, dirigido e interpretado por Júlio Vann (Goiânia), abriu oficialmente a programação da 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025). O público, que compareceu ao Teatro do Cento Cultural, comprova a força e a importância do evento para a região, que em duas décadas tem fomentado a vocação cultural da população porangatuense, investindo nas ações culturais e formativas de diversas linguagens artísticas, sobretudo a teatral.

“É uma honra estar aqui, 20 anos é muito significativo. Começamos com teatro e expandimos para outras linguagens, como a dança, o circo, o audiovisual. O evento se transforma de acordo com as necessidades e, dessa vez, o ponto central é a democratização e a descentralização”, afirmou a gerente de Festivais e Eventos Culturais e Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), Cláudia Fernandes, que na ocasião representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a secretária de Cultura, Yara Nunes.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), correalizadora do TeNpo 2025, Angelita Pereira de Lima, foi representada pelo coordenador de Comunicação Leandro Pinho Rodrigues, que também exaltou a importância de levar a mais pontos do município, inclusive a um povoado, as ações da mostra. “Esta edição do TeNpo conseguiu chegar a outras áreas de Porangatu, possibilitando, por meio da democratização da cultura, que mais pessoas possam conhecer algo diferente”, reforçou Leandro.

Ao fortalecer a identidade cultural local por meio do protagonismo da população, o TeNpo também impulsiona a economia regional, atraindo uma média de 5 mil turistas para a cidade durante os dias da mostra, movimentando o comércio e a hotelaria. “Nosso governador não tem medido esforços para trazer eventos para o norte de Goiás. Porangatu é uma cidade que merece ações como essas, que chegam até nós graças a confiança do governador em nossa capacidade de desenvolvimento, fazendo jus ao título de cidade polo”, afirmou o vice-prefeito de Porangatu, José Maurício Amaral, na ocasião representando a prefeita Vanuza Valadares.

O TeNpo, que segue até sábado (26/4) com espetáculos teatrais e circenses, oficinas, mostra de cinema e um Encontro de Gestores Culturais, é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, e correalizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.

Programação
Na quarta-feira (23/4), o TeNpo 2025 segue com os espetáculos “Palhaças sim, Sinhô” (Cia Pé de Cana/SP), atividade itinerante que será realizada no povoado Linda Vista, às 16h; “Entre o Real e o Imaginário” (Circo Laheto/GO), às 17h30, no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis, na Avenida Brasil (Vila Record); e “Inventando Moda” (Cia Boa do Lixo/ GO), às 20h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro. Todas as atrações têm classificação livre e entradas gratuitas.

Também integra a programação do dia o Encontro de Gestores Culturais, com o projeto Secult Goiás Itinerante, às 15h, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no anexo Arqueológico Jaguatirica, localizado na Praça Nossa Senhora da Piedade, no Centro Histórico de Porangatu. O Encontro reunirá gestores culturais que proporcionarão aos produtores, artista e trabalhadores da cultura do município e região a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como pleitear recursos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de debater ações culturais e artísticas em voga no Estado de Goiás.

Até sábado (26/4), sete oficinas formativas estão sendo oferecidas gratuitamente à população: “Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos Emergentes” (Takaiúna/GO), “Danças negras que transformam as ruas” (Jéssika Gomes e Wes Ferreira/GO), “Jogos teatrais para a cena e para a sala de aula” (Rui Bordalo/GO), “O corpo do ator na interpretação para teatro, cinema e televisão” (Ana Magdalena e João Côrtes/RJ), “Arte Circense – Malabares” (Dalila de Souza e Junio de Araújo/GO), “Acrobacia de solo e acrobacias aéreas” (Renerson dos Santos/GO) e “Stop Motion” (Nuno Aymar e Eduardo Guimarães/GO).

Serviço
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025
Quando: Até sábado (26/4)
Onde: Porangatu – GO
Entrada gratuita

Foto: Lucas Diener

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18829