Pacientes internados recebem atendimento gratuito de odontologia no HGG

Somente em 2025, o hospital realizou mais de mil procedimentos, que ajudam a evitar problemas como infecções e lesões

A integração de odontólogos à equipe multiprofissional do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) resultou em mais de mil atendimentos a pacientes internados na unidade, somente neste ano. O serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um diferencial, pensado pelo Governo de Goiás para dar mais conforto e qualidade de vida à pessoa em tratamento, assim como evitar lesões, infecções e outras doenças que possam levar a um aumento no tempo de internação.

A iniciativa teve início por meio do Serviço Odontológico para Pacientes Especiais (Sope), especialidade com foco no diagnóstico, preservação, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal. Com o sucesso dos primeiros procedimentos, o HGG estendeu os atendimentos gratuitos para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), Unidade de Cuidados Paliativos, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Transplante e Transplante de Medula Óssea, oferecendo inclusive procedimentos à beira leito.

São 14 profissionais, responsáveis por 14 mil atendimentos em 2024, além de 268 sessões de laserterapia, utilizadas para tratar lesões da mucosa e auxiliar na cicatrização de feridas. Segundo a coordenadora do Sope, a cirurgiã-dentista Camila de Freitas, a unidade recebe pacientes que tem dificuldades de fala e que sofrem com dores nos dentes há muito tempo. “Por não conseguirem se expressar e pelas dores sentidas, se tornam agressivos, chegando até a ferir os familiares. Então tratamos esses pacientes que não conseguem atendimento em consultórios tradicionais, em virtude de suas sequelas”, pontua.

Investimentos
Em 2024, o HGG iniciou a aplicação de toxina botulínica guiada por ultrassom em pacientes da rede pública de saúde para o tratamento de sialorreia. O procedimento inédito na unidade de saúde controla os sintomas da condição, caracterizada por uma produção abundante de saliva e ou dificuldade de deglutição ocasionando a perda não intencional de saliva. No mesmo ano, passou a contar com uma plastificadora odontológica a vácuo, equipamento que confecciona protetores bucais.

Foto: Suzana Meira

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18771