Resumo climatológico – janeiro de 2025 em Ipameri e Catalão e perspectivas para fevereiro

O município de Ipameri registrou 134,9 mm de precipitação, representando 49,6% abaixo da média histórica, que é de 272,2 mm para o período. Apesar da irregularidade das chuvas, houve 18 dias com ocorrência de precipitação, embora em volumes reduzidos. As temperaturas também apresentaram variação em relação à climatologia, com a máxima média ficando 0,4°C acima do normal.
A previsão do (INMET) para o mês de fevereiro indica chuvas próximas da média climatológica (218 mm), com possibilidade de veranico, o qual está associado a um bloqueio atmosférico, que impede a formação de nuvens e chuvas. Quanto às temperaturas, a previsão indica que estarão acima da média histórica, aproximadamente entre 0,5ºC a 2,0oC.

O município de Catalão registrou um acumulado de 393,3 mm de precipitação em janeiro de 2025, volume 44% acima da média histórica, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A cidade teve 22 dias com ocorrência de chuva. Além do alto índice pluviométrico, as temperaturas também apresentaram anomalias, com a máxima média ficando 2°C mais alta do que o valor médio histórico, indicando um mês mais quente do que o esperado.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: INMET

Leia mais  Salmo 7, a Justiça Divina
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17916