“A programação, realizada de forma gratuita para os educadores da rede pública de Catalão em parceria com a John Deere, envolve desde oficinas práticas de arte, teatro de sombras, música, fotografia até uma formação de criação de livro ilustrado com o renomado escritor André Neves”
Com foco em promover a valorização da arte, cultura e incentivo à leitura de forma interdisciplinar em sala de aula, apresentando metodologias da prática ao planejamento pedagógico, o Instituto Brasil Solidário, através do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, promove nos próximos dias 14 a 16 de janeiro, uma jornada intensa de oficinas práticas, com vagas abertas para educadores, coordenadores e gestores de toda a rede municipal de ensino de Catalão (GO).
As formações serão realizadas na Escola CAIC São Francisco de Assis, contando com o apoio da Secretaria de Educação do município na mobilização e no fomento das atividades. Junto a programação, os professores terão a oportunidade de participar de uma oficina de “Criação de livro ilustrado”, ministrada pelo premiado escritor e ilustrador André Neves, conhecido por sua significativa contribuição à literatura infanto-juvenil, com mais de 80 livros publicados.
A jornada reserva ainda um Seminário de abertura focado no diálogo e estratégias de planos de aula para os educadores, além da semana de oficinas práticas, com formações em Pintura e Desenho, Teatro de Sombras, Artes Cênicas, Música, Fotografia, Oficinas Criativas e Incentivo à Leitura. As atividades fazem parte de uma proposta continuada de capacitação nas escolas públicas da região, a partir da parceria do IBS com a John Deere, que numa primeira etapa promoveu oficinas com participação de alunos e educadores, incluindo a doação de 7 mil livros para as bibliotecas escolares da rede.
Segundo Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, a jornada com oficinas focadas para os educadores, traz um conteúdo direcionado ao planejamento, com todo o suporte necessário para que as ações possam ser multiplicadas em toda a rede de ensino. “Catalão tem sido um município de grandes realizações em nosso Plano Bienal de Atividades, incluindo grandes impactos em políticas públicas. Atendemos o município, com atividades culturais e formativas, desde 2023, e mantemos as escolas locais com materiais e propostas de fomento pedagógico, como o São João Literário, em que houve grande destaque e adesão pelas escolas. Começar o ano com uma atividade específica ao lado dos educadores certamente será um passo para mais um grande ano de fomento pedagógico”.
As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga – Palmeirinha Ação Social, Veirano Advogados, além de pessoas físicas.
No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, alcançando atualmente mais de 1,6 milhões de alunos, com iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
Sustentabilidade, Arte e Cultura como tema Transversal
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis desenvolvida através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário.
No eixo de Incentivo à Leitura, serão apresentados modelos de espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem, envolvendo cantinhos de leitura com pufes de pneus, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários produzidos com retalhos.
No Teatro de Sombras, todos os personagens serão criados a partir de garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, além de elementos naturais de cada região, como sementes típicas e folhas, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Na Música, serão construídos instrumentos com materiais reutilizados, aproveitando carteiras que seriam descartadas na escola, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.
Sobre o IBS
O Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional.
Com propostas mobilizadas em escolas públicas dos 26 estados do Brasil, as atividades integram as mais diversas áreas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo.
Com 25 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender e jogos da família PIC$.
SERVIÇO
• Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Catalão (GO)
Data: De 14 a 16 de janeiro
Horário: 07h30 às 17h
Local: Escola CAIC São Francisco de Assis
(Rua Tenente Coronel João Cerqueira Neto, S/N, Jardim Primavera.)
Mais informações:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação
Telefone: (85) 9 99227266