O Globo chama de “más notícias para Lula” pesquisa que mostra Caiado 40 pontos à frente do petista

Jornal discorre sobre levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, que aponta liderança de Ronaldo Caiado, governador e pré-candidato a presidente da República, na pesquisa de intenção de voto em Goiás. Desaprovação de Lula no estado chega a 61,6%, segundo o instituto.

Matéria publicada na coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, assinada pelo jornalista Rafael Moraes Moura, chama a atenção para pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, cujo resultado é definido como “más notícias para Lula”. O levantamento mediu a aprovação e desaprovação do governo Lula e também a intenção de voto para presidente da República no estado de Goiás, governado pelo pré-candidato ao Planalto, Ronaldo Caiado (UB). De acordo com os números, Lula é desaprovado por 61,6% da população goiana e aprovado por apenas 34,7%.

Já na corrida pela Presidência da República, Caiado lidera na preferência dos eleitores, com 54,6% das intenções de voto, 40 pontos percentuais à frente do presidente Lula, que tem 14,7%; o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), tem 12,3%; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 4,3%; Ciro Gomes (PDT) tem 2,1%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tem 1,1%.

Ao contrário de Lula, que vê sua popularidade cair em Goiás, a pesquisa aponta que o governador Ronaldo Caiado tem aprovação de 84,3% da população, o maior índice de avaliação positiva já registrado pelo instituto para um governador de estado. O gestor estadual goiano é desaprovado por apenas 12,4% dos entrevistados e outros 3,3% não souberam responder ou não opinaram.

Segundo o estudo da Paraná Pesquisas, em outro parâmetro de avaliação, o governo Caiado é classificado positivamente por 75,9%% da população goiana, sendo 36,1% que o avaliam como ótimo e 39,8% como bom. Os que consideram a atual gestão como regular somam 15,1%. Apenas 7,5% entendem como negativo o segundo governo de Ronaldo Caiado: 3,2% ruim, e 4,3% péssima. Nesse levantamento, não souberam ou não opinaram foram 1,4%.

Leia mais  Campanha de Leandro Vilela rebate a fake news e injúrias

Para a realização desta pesquisa, o instituto Paraná utilizou uma amostra de 1.684 eleitores em 77 municípios. Tal amostra representativa do Estado de Goiás atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, para os resultados gerais.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17404