Basileu França conquista o “tricampeonato” em um dos maiores festivais de dança do mundo

A Cia Jovem da escola técnica pública estadual foi campeã geral do Festival de Dança de Joinville pela terceira vez, sendo a segunda consecutiva. Além do prêmio em grupo, alunos venceram sete troféus de primeiro lugar

A Cia Jovem Basileu França conquistou o “tricampeonato” de Melhor Grupo no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do gênero no mundo. Ao todo, os bailarinos e bailarinas da Escola do Futuro de Goiás (EFG), em Artes Basileu França, conquistaram 12 prêmios, igualando o desempenho do ano passado. Foram sete troféus de primeiro lugar, dois de segundo e um de terceiro colocado, além do principal prêmio do evento, o de Melhor Grupo, e o de Melhor Coreógrafo.

O grupo já havia sido campeão geral do festival em 2016 e 2023. O número de prêmios individuais neste ano rendeu à Cia Jovem Basileu França a maior pontuação no ranking da Mostra Competitiva: 76 pontos. Destaque para o primeiro lugar conquistado com Balé Clássico de Repertório – Conjunto Sênior -, com a coreografia “Noite de Walpurgis”, que garantiu ao grupo uma das raras médias geral 10,00 nesta edição.

Mais de 120 alunos dos Corpos de Baile Infantil, Balé Júnior, Juvenil e a Cia Jovem da instituição estadual foram para o Festival de Dança de Joinville, do qual participaram mais de 15 mil bailarinos de todo o país, entre competições, palcos abertos e cursos. “Não existe futuro sem arte e o Governo de Goiás, sob determinação do governador Ronaldo Caiado, continua investindo para que o estado seja reconhecido, cada vez mais, como o principal formador de artistas profissionais do país. É Goiás saindo na frente novamente”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Leia mais  Governo de Goiás apoia Festival TIM Music, em Goiânia

Coordenadora da Cia Jovem, Simone Malta diz que “o Estado de Goiás tem se destacado nacional e internacionalmente na arte da dança, graças ao empenho do governo, que mantém a cultura vibrante através da Basileu, considerada a maior escola de artes da América Latina”. Para ela, essa conquista é mais uma prova disso, dada a relevância da competição.

Com as novas conquistas, o balé do Basileu França chega à marca de 33 prêmios nas principais competições de dança do mundo, desde o início de 2023. Só neste ano, alunos do grupo goiano venceram o Prix de Lausanne, considerado o “Oscar” do balé mundial, realizado na Suíça todos os anos; também conquistaram cinco prêmios no Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo, ocorrida nos Estados Unidos.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante do governo de Goiás, ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás.

Foto: Nilson Bastian

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17394