A Ele, pois, a glória eternamente. Amém.
Provérbios 11:36
Bim dia!
Quatro verdades essenciais são aqui destacadas:
Deus é a origem de todas as coisas (11.36). Deus é a origem do mundo natural e do mundo espiritual. E a origem da criação material e da igreja multirracial. Todas as coisas são de Deus, pois ele é o autor de tudo; sua vontade é a origem de toda existência.
Deus é o sustentador de todas as coisas (11.36). Se perguntarmos de onde surgiram todas as coisas, nossa resposta será: “De Deus”. Se indagarmos como todas as coisas vieram a existir e como continuam existindo, a resposta será: “Por intermédio de Deus”. Todas as coisas são por Deus, pois todas as coisas são criadas por ele como grande agente.
Deus é o herdeiro de todas as coisas (11.36). Se perguntarmos para onde irão todas as coisas, e qual é o propósito último para o qual todas as coisas existem, a única resposta possível será: “Para Deus”. Estas três preposições: ek ,”àt”, dia, “através de”, e eis, “para”, indicam que Deus é o criador, sustentador e herdeiro de tudo, sua fonte, seu meio e seu fim. Todas as coisas são para Deus, pois todas as coisas tendem à sua glória como seu objetivo final.
Deus é o alvo de todas as coisas (11.36). Paulo conclui com sua declaração final: “A ele seja a glória para sempre! Amém”. É porque todas as coisas são de Deus, vieram por intermédio de Deus e vão para Deus que a glória só pertence a ele. John Murray esclarece que Deus é a fonte de todas as coisas, no sentido de que elas procedem de Deus. Ele é o criador e o agente por intermédio de quem todas as coisas subsistem e são direcionadas à sua devida finalidade. E ele é a finalidade essencial, em cuja glória todas as coisas haverão de redundar.
Deus é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o último. A ele não somente devemos tributar toda a glória, mas para ele redundará toda a glória.
Um sábado abençoado!
Shalom! Shalom!
.