Salmo 51, o verdadeiro arrependimento

1  Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

 2  Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.

 3  Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

 4  Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.

 5  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

 6  Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

 7  Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

 8  Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

 9  Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.

 10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

 11  Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.

 12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

 13  Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Irmãos e irmãs, Davi, que foi o único homem segundo o coração de Deus, também deu suas derrapadas, ou seja, cometeu pecados.

Quando Davi se deitou com Bate-Seba, que era uma mulher casada, e além do mais casada com Urias, um dos líderes de seu exército, cometeu um pecado enorme. Transgrediu a lei de Moisés. Quando Natan entra em sua presença e faz uma parábola sobre uma pessoa que tinha várias ovelhas e outra que possuía apenas uma, o próprio Davi estabelece sua condenação e pena.

Porém Davi se retira de todos, vai lamentar e se arrepender verdadeiramente por seu pecado, chora copiosamente, se derrama na presença de Deus, e compõe o que na minha opinião é o mais importante e belo Salmo da Bíblia e que deve ser fundamento para nossa fé e caminhada.

Leia mais  Tendo prazer no Senhor

Deus ouve Davi, ele continua sendo rei de Israel, apesar de seu pecado, pois Urias já havia sido morto após emboscada solicitada por Davi ao comandante do exército Joab, Bate-Seba também perdera o primogênito do casal.

Dois fatos importantes:

1) Davi foi pai de Salomão, filho que teve com Bate-Seba, que é considerado até a atualidade o homem mais sábio que pisou nesta terra, e após seu pai não ter da parte de Deus permissão para construir o Templo, é Salomão quem tem essa oportunidade e honra.

2) Apesar do perdão do pecado, a consequência dele gerada Davi não se viu remido, assim como cada um de nós, pois Deus perdoa o pecado, mas sua repercussão permanece, ele não pode construir o Templo e a discórdia e morte entrou em sua família.

Conclusão – É importante analisarmos cada passo que estamos dando, pois um em falso nos levará com certeza ao caminho da morte eterna, longe de Deus.

É chegado o momento de arrependimento e sobretudo de amarmos mais é verdadeiramente uns aos outros!!

Bom e abençoado domingo!

Shalom! Shalom!

Gostou! Compartilhe 😃


Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16621