
A Prefeitura de Ipameri, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra em homenagem ao “Agosto Dourado”, simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação. Estavam presentes na solenidade o prefeito Jânio Pacheco; o secretário de saúde, Érico Rocha; a gerente de saúde do município, Maria do Rozário; a coordenadora da atenção básica de saúde de Ipameri, Fernanda de Paula; a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, Denise; a secretária de educação, Iveth Lourenzo; representando o conselho tutelar, Laiane Pacheco; o Dr. Roberto Ferreiro, Lívia e a nutricionista Helen Aguiar.
A amamentação é uma forma natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição, contribuindo positivamente para o crescimento e desenvolvimento das crianças e apresentando vantagens imunológicas, psicológicas e nutricionais, além de diversos outros benefícios, como redução da mortalidade na infância, proteção contra diarreia, proteção contra alergias e infecções respiratórias e promoção do crescimento e do desenvolvimento cognitivo. Além da importância do aleitamento materno, também foram discutidas questões relacionadas à saúde pública, como a vacinação e práticas integrativas, que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.
O secretário de saúde Érico Rocha, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos agentes de saúde, que não medem esforços para fazer com que a saúde seja disponibilizada para toda população. “Hoje a atenção básica, através dos investimentos que a prefeitura vem fazendo, é referência tanto na parte regional e estadual, quanto nacional.” O secretário também destacou a importância da amamentação e do trabalho feito no NASF e no CAPS para a instrução de mães desde o início da gestação.
