Anápolis começa a debater eleições para a prefeitura

Márcio Correa – entre os nomes cotados para disputa da Prefeitura de Anápolis

Terceiro maior colégio eleitoral do estado, a cidade tem tradição de disputas acirradas à prefeitura: Roberto Naves (Progressistas), que já foi reeleito, terá influência no processo eleitoral de 2024; partidos já cogitam nomes

 Helton Lenine

 A dois anos das eleições, partidos e pretendentes já se movimentam em Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do estado, para a sucessão do prefeito Roberto Naves (Progressistas) às eleições de 2024. Naves, que já foi reeleito, terá influência no processo eleitoral da cidade.

O prefeito Roberto Naves ainda não manifestou preferência por nenhum pretendente, entretanto, o seu gripo político, alinhado aos partidos que dão sustentação política ao seu governo, vai definir um nome para a sucessão municipal Anapolina.

Segundo as pesquisas, Roberto Naves tem a gestão aprovada pelos anapolinos, principalmente por investir em saúde e educação, além de cuidar de serviços básicos como coleta de lixo e pavimentação e recuperação de ruas e avenidas.

Apesar de cedo, os partidos políticos e os possíveis candidatos já se movimentam, iniciam conversações e já discutem alianças eleitorais, escolha de vice e lançamento de chapas para vereador.

Ao longo da história, Anápolis tem tradição de disputas acirradas para a prefeitura, com definições às vésperas dos pleitos. A cidade já foi governada por políticos como Henrique Santillo, Adhemar Santillo, Wolney Martins, Anapolino de Faria, Henrique Fanstone que, mais tarde, influenciaram a política do estado.

A base do governo estadual tem forte influência eleitoral em Anápolis, por várias razões, entre elas Ronaldo Caiado é natural da cidade e pelos investimentos em obra que o Estado realiza na cidade, Caiado e o prefeito Roberto Naves são afinados e realizam parcerias administrativas, o que resulta em ganhos eleitorais.

Eleger o sucessor é fundamental para o projeto futuro de Roberto Naves, que, em 2016, vai colocar seu nome à disposição do Progressistas como alternativa para a disputa ao governo de Goiás ou mesmo a uma das vagas ao Senado. Ter o prefeito de Anápolis é fundamental para as pretensões futuras de Naves.

O governador Ronaldo Caiado deverá ficar neutro na disputa anapolina, já que os partidos da base aliada – União Brasil, Progressistas, PSD, PSD, MDB e outros – terão candidatos próprios.

A campanha eleitora, em Anápolis passa pela propaganda política de rádio e televisão e, também pelos debates organizados pelos veículos de comunicação, o que leva o eleitor a decidir a disputa na reta final, sempre no segundo turno.

     Nomes

Levantamento mostra os nomes que poderão entrar na disputa pela prefeitura de Anápolis em 2024:

imagesAmilton Filho (MDB) – Natural de Anápolis, o político e advogado. Deputado estadual de Goiás desde o ano de 2019, foi reeleito ao cargo nas eleições 2022 com 46.556 votos obtidos em 211 dos 246 municípios.

images (9)Antônio Gomide (PT) – Em 2008 disputou a prefeitura de Anápolis e obteve 75,6% dos votos em segundo turno, sendo eleito. No ano de 2012, obteve uma marca histórica, na disputa pela reeleição. Já perdeu a disputa pela prefeitura e para o governo de Goiás. É deputado estadual reeleito.

images (8)Hélio Araújo (PL) – Vereador em Anápolis e presidente de uma das mais importantes Comissões do Legislativo local. Concorreu nas últimas eleições de deputado e, por uma diferença de 40 votos, não foi eleito.

images (7)José de Lima (Patriota) – Empresário no ramo de marmoraria, foi vereador por três vezes e deputado estadual. Em 2000 e 2004, concorreu para o cargo de prefeito. Em 2006, não se candidatou, voltando apenas em 2010, quando  disputou a deputado estadual e foi eleito com mais de 17 mil votos.

images (6)Márcio Cândido (PSC) – Atual vice-prefeito de Anápolis. É cotado para concorrer à gestão municipal mesmo não tendo apoio do prefeito. É pastor-dirigente da Igreja Assembleia de Deus Madureira no Bairro Boa Vista.

images (2)Márcio Corrêa (MDB) – Odontólogo, natural de Anápolis. Em 2020, disputou e perdeu a prefeitura. Concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano, somando 59.829, mas não conseguiu se eleger. Conta com o apoio do vice-governador eleito e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela.

images (5)Leandro Ribeiro (Progressista) – Cumpre segundo mandato de vereador. Nas eleições de 2020 foi o mais votado em Anápolis com 3.266 votos. Foi eleito presidente no período de 2019-2020 e, na sequência, reeleito para presidência do Legislativo para o biênio 2021/2022. Deve contar com um aliado de peso — o prefeito Roberto Naves, do eu partido.

images (4)

Brigadeiro Bragança (União Brasil) – Foi comandante da Base Aérea de Anápolis. Disputou mandato de deputado federal nas eleições deste ano. Está se preparando para entrar na disputa pela prefeitura.

Fonte Jornal Diário da Manhã

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18809