
Teve início hoje nos meios de comunicação a campanha “Deixe as porteiras do mundo abertas para seu rebanho”, iniciativa do Governo de Goiás, através da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária – SEAP e Agrodefesa.
A campanha tem como objetivo alertar os pecuaristas para a campanha de vacinação contra febre aftosa, que teve início em 1º e irá até 30 de novembro. Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, algo em torno de 24 milhões de animais conforme projeção da Agência.
A etapa de novembro será a última que será realizada em Goiás, já que, a partir de 2023, Goiás estará livre de vacinação conforme decisão anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Há 28 anos Goiás não registra focos de aftosa, graças à conjugação de esforços do Governo do Estado, dos pecuaristas e de suas entidades representativas.
Além da vacinação contra a aftosa, os pecuaristas precisam imunizar os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos também contra a raiva dos herbívoros em 121 municípios considerados de alto risco para a doença.